QTNano Talks: Investigações Teóricas sobre Propriedades Geométricas e Eletrônicas de Polímeros Dador-Aceitadores

O pesquisador do Institute of Ion Beam Physics and Materials Research, Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR), da Alemanha, Dr. Florian Steffen Günther, profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro. O tema do encontro será “Theoretical Investigations on Geometrical and Electronic Properties of Donor-Acceptor Polymers”.

Segundo o convidado, o desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos requer o design de novos materiais, uma vez que as tecnologias existentes não são adequadas para todas as aplicações. Nos últimos anos, os polímeros semicondutores (SCP) evoluíram como componentes fundamentais para a próxima geração de eletrônicos para clientes. Este novo tipo de SCP tem recebido muita atenção devido a relatórios experimentais sobre propriedades eletrônicas muito boas que renderam valores recordes para aplicações de transistor de efeito de campo orgânico. A fim de obter uma compreensão mais profunda das propriedades estruturais e eletrônicas, a estrutura eletrônica destes novos materiais foi estudada. As técnicas empregadas no estudo serão abordadas durante o seminário, que será proferido em inglês.

O professor doutor Juarez Lopes Ferreira da Silva, Coordenador do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano) é o responsável pelo evento e desenvolve pesquisa em colaboração com o Dr. Günther.

O seminário acontece às 10 horas no anfiteatro A do edifício Q1, sendo aberto a todos os interessados gratuitamente. Os interessados poderão inscrever-se no site www.iqsc.usp.br/eventos, onde poderão obter mais informações.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Contato: (16) 3373-8824 ou 3373-8272

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Gerd Altmann/Pixabay CC0 com adaptação