Ciclo de Palestras de Graduação abordará análise fitoquímica

O Ciclo de Palestras da Graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) retoma as atividades com palestra de pesquisadora da casa.

Na segunda-feira, dia 12 de março de 2018, às 17 horas, a Profa. Dra. Janete Harumi Yariwake apresentará um breve histórico da Química de Produtos Naturais no Brasil, “ramo da Química que sofreu grande influência da cultura indígena nativa mesclada com a influência dos colonizadores portugueses. No contexto da história do desenvolvimento da Química nas instituições de ensino em nível superior no Brasil, a área de Química de Produtos Naturais começou em cátedras ligadas às antigas escolas de Medicina ou Farmácia”, informa a pesquisadora. “O papel do Instituto de Química da USP de São Paulo (IQ-USP) na contribuição ao desenvolvimento da Química de Produtos Naturais no Brasil será destacado”, acrescenta.

Além disso, será apresentada uma visão moderna da Química de Produtos Naturais, com ênfase para a área de Fitoquímica e alguns exemplos de aplicações e perspectivas dentro da subárea de Análise Fitoquímica.

Janete Harumi Yariwake é Professora Titular da USP, exerceu a chefia de Departamento, presidência da Comissão de Pesquisa junto ao IQSC e a Coordenadoria do Curso Interunidades (IFSC/IQSC/ICMC) de Licenciatura em Ciências Exatas. Coordena o Grupo de Análise Fitoquímica do IQSC. Atua principalmente nos seguintes temas: cromatografia líquida, preparo de amostras, flavonóides, alcalóides, plantas medicinais, plantas alimentícias, pesticidas e contaminantes orgânicos ambientais.

A participação é aberta a todos os interessados, gratuitamente. O Ciclo de Palestras da Graduação é organizado pelo Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho.

Ciclo de Palestras da Graduação
“Análise fitoquímica: aplicações e perspectivas”
Profa. Dra. Janete Harumi Yariwake (IQSC)
12/03/2018, 17 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC