2ª edição de Bioquímica na Graduação será dia 03 de dezembro

No dia 03 de dezembro de 2018, das 10 às 12 horas, será realizada no saguão térreo do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, a segunda edição da sessão de pôsteres de Bioquímica na Graduação, com o tema Como a Tecnologia do DNA Recombinante e métodos relacionados influenciam e modificam a vida do Químico e da sociedade!.

Esta atividade integra a disciplina de graduação SQM0416 – Bioquímica II, coordenada pelo professor doutor Júlio César Borges e visa aprofundar os conhecimentos dos alunos nesta importante área do conhecimento.

Alguns dos temas a serem abordados nos pôsteres, selecionados pelos estudantes da disciplina, são: milho transgênico, produção de vacinas, edição de DNA via CRISPR-Cas9, produção de proteínas recombinante de interesse farmacológico, impacto da biotecnologia na indústria sucroalcooleira, RNA de interferência, reprogramação celular, entre outros. Todos os temas, direta ou indiretamente, revolucionaram vários campos da ciência, inclusive as químicas e renderam vários prêmios (inclusive Nobel) aos seus idealizadores, além de grandes avanços para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

A sessão será aberta à comunidade e os pôsteres serão avaliados por docentes convidados, pelos alunos de pós-graduação da disciplina de Bioquímica e Biologia Molecular Avançada (do Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC, área de Química Orgânica e Biológica) e pelos próprios alunos da disciplina.

A sessão de pôster conta com o apoio da Área de Comunicação, da Área de Apoio a Eventos e do Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC, que possibilitou a confecção dos pôsteres.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1

por Júlio Borges (IQSC)