Semana dos Calouros faz alerta

É comum o uso de substâncias alcoólicas em celebrações e o ingresso na universidade costuma ser um desses momentos. Sensação de euforia e desinibição são observadas com o consumo reduzido, porém em doses constantes ou elevadas as consequências são mais sérias, causando danos à saúde e comprometendo o rendimento intelectual.

A palestra “Alerta sobre a utilização de álcool e outras drogas” será proferida nesta terça-feira, 7 de março de 2017, às 09h30, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos -USP. Trata-se de “uma ação preventiva, devido ao aumento do uso de tais substâncias psicoativas durante a vida acadêmica”, afirma a Dra. Marina de Souza Monteiro, psicóloga. Juntamente com a Dra. Lísia Scrocchio Andrighetto, fonoaudióloga, buscarão conscientizar os jovens sobre os aspectos biopsicossociais que envolvem o uso de álcool e outras drogas e abordar as implicações do uso destas substâncias na saúde e no desempenho acadêmico, bem como os comportamentos de risco.

O consumo de bebidas alcóolicas está oficialmente proibido nos campi da Universidade de São Paulo desde 2015.

As convidadas integram o Projeto Viver Bem da Unimed São Carlos. A atividade integra a programação da Semana de Recepção aos Calouros do IQSC e é aberta a todos os interessados.

Informações: (16) 3373-9904

“Alerta sobre utilização de drogas e álcool”
Dra. Marina de Souza Monteiro (Psicóloga) e
Dra. Lísia Scrocchio Andrighetto (Fonoaudióloga)