Pesquisa: Dispositivo camaleão muda de cor conforme o meio

A pesquisadora Profa. Dra. Agnieszka Joanna Pawlicka Maule, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, desenvolveu dispositivo inteligente capaz de mudar de cor conforme o meio, indo do verde ao amarelo e vice-versa, em diversas tonalidades; por esse motivo, está sendo chamado de “camaleão”.

Inicialmente pensado para uso na área militar, a forma com que foi construído permite aplicação em diversos materiais (vidro, manta, placa, tela, entre outros), ampliando as possibilidades de uso.

O invento foi desenvolvido em conjunto com o pesquisador Lucas Marinho Nóbrega de Assis e com o Prof. Dr. Adam Januszko, do Instituto Militar de Engenharia e Tecnologia de Wroclaw na Polônia.

Os dispositivos atuais, são capazes de clarear ou escurecer, mas sempre utilizando tonalidades do azul; um exemplo comum são os retrovisores de carros ou janelas de avião Boeing 787 (Dreamliner).

Mais informações aqui

(publicado em 24/6/2016)