Docente do IQSC lança livro com ex-alunos do PAE, na área de educação

ISBN 978-85-444-1671-6

O aprendizado baseado em estudos de caso é uma abordagem educativa promissora no âmbito do ensino de Química que ganhou vigor no Brasil a partir de trabalhos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química (GPEQSC) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, coordenado pela Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz.  Além de disponibilizar no site do GPEQSC uma série de estudos de caso que são acessados de forma gratuita por educadores interessados no assunto, a professora acaba de organizar, juntamente com o mestrando Erasmo Moisés dos Santos Silva, o livro Estudos de Caso para o Ensino de Química 1 (Editora CRV), que tem como propósito ampliar as informações e recursos disponibilizados no site e no livro Estudo de Casos no Ensino de Química (Editora Átomo), já na sua 2ª edição.

ISBN 978-85-7670-159-0

Dentre os 12 capítulos que compõem o livro Estudos de Caso para o Ensino de Química 1, 11 são de autoria de pós-graduandos que participaram da disciplina de preparação pedagógica para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), ministrada pela professora no IQSC.  Neles, os leitores encontram: o próprio estudo de caso (narrativa que apresenta problemática a ser solucionada com base em conhecimento científico); apontamentos didáticos, que estabelecem relação entre as questões abordadas no caso e recomendações presentes em documentos curriculares oficiais; fontes de inspiração para a produção do caso; soluções para o caso e indicação de conteúdos de Química passíveis de serem abordados a partir do alcance das mesmas.

A obra destaca o potencial de uma abordagem educativa que prima pelo aprendizado de conceitos químicos, associado ao aprimoramento da habilidade de tomada de decisão ante questões de caráter científico e sociocientífico. Chama também a atenção o seu processo de produção, que envolveu 22 pós-graduandos, na maioria desenvolvendo dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de Química, na construção de materiais didáticos (formato de estudos de caso) com potencial para subsidiar a adoção de práticas inovadoras no ensino de Ciências.

Os estudos de caso são assim intitulados: Silêncio das Abelhas; Pau-rosa pede socorro; O modelista; Sacolas plásticas – vítimas ou vilãs?; Peixe morto ainda mata; A lâmpada queimou, e agora?; SOS Mogi-Guaçu; Milhões indo para o buraco; De galão em galão, a prainha vai para o ralo; Adeus, caracóis; Olhando para o futuro…

A Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz também é organizadora dos e-books: Estudo de Casos no Ensino de Ciências Naturais (CDCC-USP) e Iniciação Científica, aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade do ensino superior brasileiro (Editora UNESP).

Por GPEQSC