Dicalcogenetos de metais de transição em duas dimensões

Na sexta-feira, 29 de setembro, às 10 horas, no anfiteatro B do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, o Sr. Naidel Caturello profere seminário cujo tema são os dicalcogenetos de metais de transição em duas dimensões.

Dicalcogenetos de metais de transição, ou DMTs, têm ganho muita atenção na literatura científica devido às suas distintas propriedades óticas, eletrônicas e mecânicas. Estes materiais podem se apresentar em grande diversidade de morfologias, que vão desde materiais tridimensionais até materiais em uma dimensão. Quando em camadas bidimensionais, estes compostos exibem grande variedade de comportamentos, o que faz com que eles sejam candidatos a uma grande quantidade de aplicações industriais, explica Naidel. “Neste seminário serão abordados: a história da pesquisa de DMTs em duas dimensões, suas propriedades e possíveis aplicações”, complementa.

Naidel Antonio Moreira Caturello formou-se em Química na USP e concluiu seu mestrado no IQSC. Desenvolve seu doutorado em Físico-Química sob orientação do Prof. Dr. Juarez Lopes Ferreira da Silva, Coordenador do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano) do IQSC-USP.

O seminário é aberto ao público gratuitamente.

SEMINÁRIO
“Dicalcogenetos de metais de transição em duas dimensões: propriedades, história e desafios”
Naidel Antonio Moreira dos Santos Caturello (pós-graduando IQSC)
29/09/2017, sexta-feira, 10 horas, anfiteatro B do IQSC-USP