Complexos de ouro como potenciais agentes antitumorais

Apesar de quase três décadas de pesquisa com complexos de ouro como agentes antitumorais, resultados expressivos ainda não foram obtidos in vivo, porém o acumulo de conhecimento e resultados promissores in vitro, têm motivado os pesquisadores a desenhar moléculas com características especificas, mantendo a eficácia como inibidores de certas enzimas, como por exemplo, tioredoxina redutase com efeitos colaterais reduzidos, informa o Prof. Dr. Helio Ferreira dos Santos, da Universidade Federal de Juíz de Fora.

O pesquisador profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, no dia 24 de outubro de 2017, às 10 horas, ocasião em que “serão abordados resultados de reações de complexos de ouro (I) e ouro(III) com nucleófilos representativos do meio intracelular, incluindo processos de redução de ouro(III) para ouro(I) os quais são relevantes para o mecanismo de ação desses compostos”, explica o convidado.

O Prof. Helio Santos é membro do corpo editorial da Journal of Computational Methods in Sciences and Engineering e revisor de diversos periódicos. Tem formação em química com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: reatividade de complexos de platina e ouro, estrutura e termodinâmica de processos de inclusão, propriedades óticas não lineares, estrutura e reatividade de nanotubos de carbono, simulação computacional de líquidos e soluções, cálculo de propriedades espectroscópicas, dinâmica molecular clássica e docking molecular.

A organização da atividade, gratuita e aberta aos interessados, é do Prof. Dr. Carlos Alberto Montanari, do Grupo de Estudos em Química Medicinal (NEQUIMED) do IQSC.

SEMINÁRIO
“Complexos de ouro como potenciais agentes antitumorais: Uma abordagem computacional”
Prof. Dr. Helio Ferreira dos Santos
Universidade Federal de Juiz de Fora
24 de outubro de 2017, 10 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Contato: (16) 3373-8831 ou 3373-8272
Faça sua inscrição clicando aqui.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Adrian Malec/Pixabay CC0