USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Análise Térmica: aspectos fundamentais e aplicações

As técnicas termoanalíticas têm ganhado espaço na pesquisa e na indústria nas últimas décadas, principalmente em áreas como química, física, farmácia e ciência dos materiais. Isso se deve ao fato de que, por meio dessas técnicas, é possível obter informações acerca de fenômenos físicos e químicos, bem como sobre os limites de temperatura aos quais a amostra pode ser submetida, tanto em altas temperaturas, quanto em subambiente, efeito da variação da temperatura em suas propriedades, decomposição, produtos voláteis e resíduos gerados.

O assunto é tema do seminário “Análise térmica: aspectos fundamentais e aplicações” que será proferido por Jany Hellen Ferreira de Jesus, na sexta-feira, dia 01 de dezembro, às 10 horas, no anfiteatro A do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.

“Serão apresentados e discutidos os fundamentos das principais técnicas termoanalíticas como termogravimetria, termogravimetria acoplada à espectroscopia na região do infravermelho, análise térmica diferencial e calorimetria exploratória diferencial, bem como algumas aplicações analíticas das técnicas citadas”, informa a palestrante.

Jany Hellen concluiu a graduação em Química e o mestrado em Química Analítica na Universidade Federal de Sergipe. Sob orientação do Prof. Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro, do Laboratório de Análise Térmica, Eletroanalítica e Química de Soluções (LATEQS), dá andamento ao doutorado em Química Analítica e Inorgânica. Sua experiência na área de Química está relacionada com a ênfase em química analítica ambiental, tendo desenvolvido trabalhos com adsorção de poluentes ambientais e biocarvão. Tem experiência também na área de análise térmica e com técnicas cromatográficas e espectrometria de absorção molecular.

Seminário
“Análise térmica: aspectos fundamentais e aplicações”
Jany Hellen Ferreira de Jesus (doutoranda junto ao IQSC-USP)
01/12/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Inscrições gratuitas abertas aos interessados clicando aqui. : www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: (16) 3373-9909

Por Jany de Jesus (IQSC) e Sandra Zambon (IQSC)
Foto: adaptação de Iván Tamás e Adrian Malec/Pixabay CC0

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.