Comemoração acontece no dia 16 de março

No dia 16 de março de 2021, das 14h às 17h30 o Instituto de Química de São Carlos comemora os 50 anos do Mestrado em Físico-Química. A atividade comemorativa é aberta ao público e será transmitida através do canal do IQSC no Youtube.

Emanuel Carrilho, Diretor do IQSC/USP, fará apresentação focando na tradição e excelência dos 50 anos da pós-graduação e o futuro da área. O Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior e o Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IQSC, professor Roberto Gomes de Souza Berlinck, participam do evento com apresentação, seguida de manifestação de pesquisadores que são ex-alunos do programa.

Regina Helena de Almeida Santos (ex Fabbri Almeida) foi a primeira aluna a se inscrever no curso e também a primeira a apresentar o mestrado, que ocorreu em 26 de abril de 1974 onde hoje é o atual prédio do CDCC. A orientadora do trabalho “Determinação da estrutura do cloreto do bistribenzilfosfinóxido cobalto (II)” foi a professora Yvonne Primeira Mascarenhas, atualmente vinculada ao IFSC. Regina lembra que ganhou a máquina de escrever manual do seu pai e a usou para escrever o primeiro exemplar da sua dissertação “… porque na época não existia absolutamente nada parecido com o que é agora. A máquina de escrever era manual, se você errasse uma letra tinha que começar a página de novo, não havia meios de apagar.” A máquina integra o acervo do Centro de Memória do IQSC, instalado no edifício Q5. Regina é pesquisadora do Grupo de Cristalografia do IQSC.

Nelson Ramos Stradiotto apresentou a quarta defesa com o título “Síntese eletroquímica de compostos alquilmercúrio sólidos”. O trabalho teve orientação do professor Ernesto Rafael González e a apresentação pública ocorreu em 19 de agosto de 1975. É pesquisador voluntário na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – campus de Araraquara.

Dois meses depois, Elson Longo da Silva apresentou a sexta dissertação que ocorreu em 24 de novembro de 1975, sob o título de “Estudos semi-empíricos de estrutura eletrônica de moléculas. Novo programa CNINDO e nova parametrização: resultados para uma série de moléculas diatômicas, triatômicas e hexa-atômicas” e orientação do professor Carlos Frederico Bungue. É pesquisador junto ao Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos.

Artur de Jesus Motheo foi o vigésimo terceiro a apresentar sua dissertação no Instituto: “Influência da força iônica sobre a adsorção do íon azozeto na interfase mercúrio-solução”. Foi em 28 de março de 1980, sob orientação do professor Ernesto Rafael González. No IQSC coordena o Grupo de Eletroquímica Interfacial.

Elisabete Frollini apresentou publicamente em 30 de maio de 1980 a dissertação de número 26, com o título de “Contribuição ao estudo da síntese e caracterização dos derivados – hidroximetanossulfonatos e aminometanossulfonatos”, tendo sido orientada pelo professor Robert Ange Marie Camille De Groote. Coordena o Grupo de Materiais Macromoleculares e Fibras Lignocelulósicas do IQSC e é a atual Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação.

Em 2012 o programa de pós-graduação em “Físico-Química” passou a se chamar “Química – área de concentração Físico-Química”, por recomendação da CAPES que sugeriu unificar os programas do IQSC em um único curso com diversas áreas de concentração. Incluindo 12 de março de 2021, o programa de mestrado em Físico-Químico contribuiu com a formação qualificada de 514 profissionais.  Memórias do curso podem ser encontradas nas publicações disponíveis no Centro de de Memória Digital do IQSC.

Clique aqui para acessar o link de transmissão.
Contato: cpg@iqsc.usp.br

por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC