USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues”: 19 a 23 de outubro

A 23ª edição da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC)/USP, acontece no período de 19 a 23 de outubro de 2020. Pela primeira vez, o evento será totalmente on-line.

A cerimônia de abertura, que acontece às 9 horas, as palestras e as mesas-redondas são abertas aos interessados, através do canal do Youtube do IQSC, mas os minicursos, oferecidos com prioridade aos alunos de graduação da Unidade, já estão com as vagas completas.

O evento é coordenado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, presidida pela professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, e organizada pela Comissão Organizadora Discente, presidida por Arthur Moraes Franco da Rocha. As atividades integram a programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da C&T.

Programação – palestras

“Combinando ecologia química com mineração metabolômica de espécies vegetais na busca de moléculas bioativas de controle de insetos e pragas”

Arquivo: COD-SEMAQ

19 de outubro, segunda-feira, 10 horas
Prof. Dr. Moacir Rossi Forim (DQ-UFSCar)
“A análise experimental de alto rendimento é uma abordagem central para caracterizar a adaptação do metabolismo de plantas decorrentes de interações bioquímicas com seu meio ambiente. Esta área de investigação, atualmente nomeada como Eco-Metabolômica, busca conciliar técnicas metabolômicas à ecologia relacionando alterações qualitativas e quantitativas nas concentrações de metabólitos a processos bioquímicos relevantes. Assim, a busca de evidências mecanicistas às respostas bióticas e abióticas para uma determinada espécie vegetal pode, por exemplo, colaborar no desenvolvimento de variedades resistentes, elucidação da função de genes, identificação de inseticidas bioquímicos, etc. No entanto, estudos recentes demonstraram um elevado grau de dificuldade experimental. Neste trabalho, discutiremos um fluxo de trabalho desenhado para análises de interações entre cultivos comerciais de Gossypium hirsutum e Glycine max e insetos pragas do gênero Spodoptera via UHPLC-QTof MS e GC-MS/MS”

“Impactos da invasão de patógenos na agricultura: o caso da ‘vassoura de bruxa’ do cacaueiro na Bahia”

Arquivo: COD-SEMAQ

19 de outubro, segunda-feira, 13h30
Prof. Dr. Antonio Vargas de Oliveira Figueira (CENA-USP)
“As plantas possuem papel fundamental no estabelecimento e manutenção da vida no planeta. A invenção da agricultura permitiu o desenvolvimento da civilização humana, muito dependente da saúde vegetal para a sua sustentação. A história da civilização humana foi moldada pelo impacto de doenças infecciosas, inclusive na agricultura. O aumento da intensidade e frequência do comércio e viagens entre regiões distantes tem favorecido a novas invasões de pragas e doenças e representam um risco fitossanitário. Barreiras de prevenção representam o sistema mais efetivo de proteção, porém de difícil implementação e manutenção. Diversos eventos de invasão ocorreram na agricultura brasileira, alguns de consequências catastróficas. A invasão do sul da Bahia pelo fungo Moniliophthora perniciosa, agente causal da doença “vassoura de bruxa” do cacaueiro, consiste em um exemplo clássico de danos em diversas dimensões. Passados mais de 30 anos do evento original, as soluções ainda são paliativas. O nosso grupo de pesquisa tem se dedicado a buscar e entender fontes de resistência à infecção por esse patógeno incomum. Inicialmente investigando a resistência no cacaueiro, limitações biológicas inerentes a uma espécie perene arbórea limitaram progressos significativos. O patógeno M. perniciosa apresenta comportamento peculiar, distinto de outros patógenos, com sintomas críticos e distribuição geográfica extensa no Brasil, infectando naturalmente como endofítico diversas espécies de Solanáceas. Mais recentemente, passamos a empregar o tomateiro como sistema modelo genético, que pode ser infectado por um biótipo do mesmo patógeno quando inoculado, mas imune ao biótipo que infecta o cacaueiro. A utilização da cultivar miniatura ‘Micro-Tom’, que dispõe de mutantes e pode ser facilmente transformado geneticamente, permitiu o uso de abordagens de genômica funcional e avanços no entendimento fisiológico da patogênese foram alcançados.”

“O novo biocombustível”

Arquivo: COD-SEMAQ

19 de outubro, segunda-feira, às 15h30
Prof. Dr. Elias Ayres Guidetti Zagatto (CENA-USP)
“Inicialmente, será discutida a necessidade de biocombustíveis para atender à crescente demanda por energia, especialmente em anos recentes. Um paralelo entre emprego de cana-de-açúcar e de milho para a produção de etanol será traçado. A seguir, serão apresentados fatos e notícias veiculadas na mídia mundial, cuja análise crítica revela que a substituição do petróleo por biocombustíveis à base de lignina já está em andamento, em escala mundial. Grandes florestas, predominantemente tropicais, têm sido exploradas como fontes de biomassa, e pouca informação acerca dos aspectos químicos, agronômicos a macroeconômicos envolvidos tem sido apresentada. “Devemos estar sempre atentos a um conjunto de notícias de diferentes fontes e formar nossa opinião, ao invés de simplesmente sermos passivamente informados pela mídia”, é a mensagem final do palestrante”.

“Nanotecnologia aplicada a conservação pós-colheita de frutas e hortaliças”

Arquivo: COD-SEMAQ

21 de outubro, quarta-feira, 09 horas
Pesquisador Marcos David Ferreira (Embrapa Instrumentação)
“A Embrapa Instrumentação desde 1984, contribui com pesquisas na área de instrumentação agropecuária, com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, analistas e técnicos. Desde 2009 abriga o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio – LNNA, o qual por meio da rede AgroNano agrega pesquisas em parceira com diversas unidades e institutos no Brasil e exterior, sendo que no último levantamento conta com 158 pesquisadores, distribuídos em 53 centros de pesquisa e universidades (14 unidades da Embrapa). Uma das linhas de pesquisa da Embrapa Instrumentação é a de tecnologia pós-colheita em frutas e hortaliças, a qual interage diretamente com a de nanotecnologia. Desta forma, essa interação entre as duas linhas de pesquisa têm apresentado resultados, destacando-se os revestimentos comestíveis, filmes poliméricos aditivados com nanopartículas e nanosensores. Essas tecnologias foram transferidas por meio de parcerias e/ou licenciamentos a iniciativa privada e atualmente encontram-se em estágio pré-comercial ou comercial. Material didático desta apresentação encontra-se  clicando aqui  na aba publicações – livros -, com destaque para a edição de 2017 – Instrumentação Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, no qual consta o capítulo “A nanotecnologia aplicada a pós-colheita de frutas e hortaliças”. Importante ressaltar que essas ações objetivam contribuir para um aumento da eficiência desse setor, com redução de perdas de alimentos, que em muitos casos podem chegar a 30% do que é produzido.”

“Água segura na agricultura”

Arquivo: COD-IQSC

23 de outubro, sexta-feira, 14 horas
Profa. Dra. Cassiana Carolina Montagner Raimundo (IQ-UNICAMP)
“Quais as características necessárias para uso da água na agricultura? O seminário abordará os parâmetros de qualidade de água necessários para uso na agricultura, bem como quais os impactos que as atividades agroindustriais impõem para os corpos d’água e, consequentemente, água para consumo humano”.

 

Programação completa

Imagem: COD-SEMAQ

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação
Imagem da abertura: COD-SEMAQ

Links
Transmissão: clique aqui
Saiba mais: clique aqui
Contato: ccex@iqsc.usp.br

Notícia cadastrada por Sandra Zambon
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.