Prêmio Vídeo de Pós-Graduação 2020 contempla aluna do IQSC-USP

A pós-graduanda Amanda Hikari Imamura foi uma das premiadas na 2ª edição do Prêmio Vídeo de Pós-Graduação 2020. No vídeo, a aluna explica que suas pesquisas poderão ajudar a monitorar o estresse, que é uma reação natural do organismo, porém quando se torna frequente apresenta seu lado negativo: ele é a base de várias doenças físicas e emocionais.

Imagem: Amanda Imamura

“Construir um sensor que identifique o cortisol [conhecido como hormônio do estresse] dentre as várias moléculas presentes no suor e determine o seu nível no organismo” é a proposta do doutorado que a aluna desenvolve no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. O trabalho “Desenvolvimento de dispositivo analítico microfluídico à base de papel com transdução eletroquímica para determinação de cortisol em suor” é desenvolvido sob orientação do professor Emanuel Carrilho, coordenador do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações.

O prêmio é outorgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP aos melhores vídeos sobre pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado da USP, que nesta edição, conta com a parceira da TV Cultura, que exibirá os vídeos vencedores e as menções honrosas em sua programação diária. A proposta é aprimorar a habilidade de comunicação dos estudantes com a sociedade.

Assista ao vídeo da Amanda e saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui.

Confira a lista completa de vencedores aqui.

Por Sandra Zambon/Comunicação IQSC