Pesquisadores do IQSC/USP desenvolvem catalisador mais barato e eficiente

Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, deram um passo importante na direção das tecnologias de conversão de energia mais baratas e livres de pegada de carbono.

Os catalisadores são responsáveis por importantes processos na indústria química e de transformação. A baixa eficiência, a escassez dos metais preciosos normalmente utilizados e o consequente custo dos catalisadores mais comuns, dificultam a expansão de sistemas importantes, como por exemplo, células a combustível, baterias metal-ar e eletrolisadores de água.

A pesquisa desenvolvida no Grupo de Eletroquímica do IQSC/USP, levou ao design de um novo material para ser utilizado como catalisador para algumas reações de conversão de energia. A proporção ideal entre os metais usados parece ser a chave para o desempenho. “A estratégia de design fornece um novo protocolo, não apenas para a construção de catalisadores de alto desempenho, mas também com potencial para desenvolver um sistema eficiente de armazenamento de energia (supercapacitor)”, informam os pesquisadores.

O trabalho foi desenvolvido pelo Doutor Mohd. Khalid, bolsista de pós-doutorado da FAPESP; seu supervisor, professor Hamilton Varela; e contou com a colaboração da doutoranda Ana Maria Borges Honorato e do professor Germano Tremiliosi Filho.

A pesquisa foi aceita para publicação no Journal of Materials Chemistry A, periódico da Royal Society of Chemistry. O artigo “Trifunctional catalytic activities of trimetallic FeCoNi alloy nanoparticles embedded in carbon shell and for efficient overall water splitting“, pode ser acessado clicando aqui.