Docente do IQSC é nomeado Vice-Presidente da Comissão de Ética da USP

O professor Hamilton Brandão Varela de Albuquerque do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi nomeado pelo Reitor da USP para a função de Vice-Presidente da Comissão de Ética da USP, onde atua como membro desde junho de 2019. A Portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial no dia 19 de março de 2020.

A Comissão de Ética, entre outras atribuições, atua de forma coordenada com a Ouvidoria da Universidade para assegurar a total observância do Código de Ética da USP.

Hamilton Varela é Professor Titular e Vice-Diretor do IQSC-USP, onde integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisas do IQSC. Integra também o Comitê de Boas Práticas Científicas da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, que atua antecipadamente e de maneira proativa na educação e prevenção de incidentes de má conduta científica.

Foi Assessor de Gabinete da Pró-reitoria de Pesquisa da USP na gestão do Professor José Eduardo Krieger e Presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados por dois mandatos consecutivos.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Henrique Fontes, com adaptação