Um dia com abelhas nativas sem ferrão

Abelha Tiuba (Melipona compressipes fasciculata). Docilidade e facilidade de criação, podem oferecer oportunidade de renda. Foto: Sidney Cardoso

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece neste sábado, 19 de outubro, das 09 às 12 horas, a oficina “Meu dia com abelhas nativas sem ferrão” que integra a Feira de Ciência e Tecnologia da USP e será realizada na tenda instalada ao lado do Salão de Eventos campus USP de São Carlos – área 1.

A professora Eny Maria Vieira, responsável pela atividade, informa que a oficina tem como objetivo conscientizar o público da existência das abelhas nativas sem ferrão do Brasil, a riqueza de espécies, a estrutura do ninho e a organização social, as ameaças à sua sobrevivência e a sua importância ecológica e ambiental. “Conhecer, cuidar, proteger e conservar as abelhas nativas sem ferrão representa pensar global e agir local, ou seja, o que eu posso fazer para ajudar as abelhas nativas?”, complementa.  A atividade será ministrada por  Eny Maria Vieira, pesquisadora do IQSC-USP e por Janete Brigante, doutora em ecologia e recursos naturais e membro fundadora da AMESAMPA – Associação de Meliponicultores do estado e São Paulo.

Serão apresentados ninhos reais de abelhas nativas, méles de algumas espécies e demais curiosidades. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Contato: (16) 3373-8272 ou ccex@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (Comunicacao IQSC)