Alunos do curso de Esperanto oferecido pelo IQSC participaram de Congresso Paulista

Imagem: Pixabay CCO

Nos dias 12 e 13 de outubro, aconteceu em São Carlos, na Escola Estadual “Doutor Álvaro Guião”, a décima terceira edição do Congresso Paulista de Esperanto. O estado de São Paulo é o único do Brasil a contar com um congresso anual sobre esse idioma, falado durante todo o evento.

Cartaz do Congresso. Foto: EASP

Estudantes dos cursos introdutório e intermediário de Esperanto, ministrados pelo professor Eduardo Bessa Azevedo do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP participaram do evento. Os cursos são oferecidos através da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC, presidida pela professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, que parabenizou a todos pelo engajamento no mundo esperantista.

Aline de Oliveira Silva, funcionária do IQSC-USP que iniciou o curso introdutório em março de 2019, afirma que “a língua é muito bonita, relativamente simples de aprender e sua proposta como idioma universal é muito interessante. Espero um dia ver a língua mais disseminada”. Sobre sua participação no Congresso, disse que “foi possível ter uma visão melhor da comunidade esperantista, disseminando o idioma das mais diversas formas: há rádios em esperanto, músicas e livros de grandes autores traduzidos para o esperanto”. Referindo-se ao Pasporta Servo (Serviço de Passaporte) administrado pela Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO), lembrou que “pessoas fazem intercâmbio por todo o mundo usando a comunicação em esperanto como passaporte”.

Outra aluna do curso introdutório, Letícia Soares, disse: “me surpreendi pela simplicidade e familiaridade da língua, onde os estudos fluem com muita facilidade na compreensão de frases e expressões, o que me instiga a continuar estudando”. Acrescentou ainda que “ter participado do Congresso me possibilitou ver outros falantes e entusiastas desta língua, e mesmo com tão pouco tempo de curso foi possível entender uma grande parte das palestras que frequentei.”

Junto com Aline e Letícia, participaram do evento o professor Eduardo Bessa e os alunos do curso introdutório: Edson Carlos dos Santos Júnior, Michele Cravo de Lima, Matheus Rosa Nascimento, Vinícius Moreira Gregorio, além de Rodrigo Cendron, do curso intermediário.

Alunos do curso introdutório oferecido pelo IQSC-USP, durante o Congresso: Letícia, Michele, Vinicius, Matheus e Edson. Foto: Edson Carlos dos Santos Junior

O esperanto é uma língua artificial porque não está relacionada a um país específico, tendo sido criada para ser um idioma internacional e neutro, sem prejuízo para a língua pátria. Segundo a TEJO, o esperanto está presente em mais de 120 países. A ONU, através da UNESCO, reconhece a língua e recomenda seu ensino aos países membros.

Para mais informações sobre o esperanto ou o curso oferecido no IQSC-USP, envie e-mail para ccex@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)