Vagas disponibilizadas por membros do Núcleo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de BioRecursos (CiTecBio)

Instituto de Química de São Carlos
IQSC – USP
Núcleo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de BioRecursos (CiTecBio)

Criar este Núcleo de Pesquisa centrado em Ciência e Tecnologia de BioRecursos teve como objetivos reunir pesquisadores da Universidade de São Paulo para formar recurso humano e desenvolver projetos abordando aspectos relacionados ao tema BioRecursos (pesquisa básica e aplicada).
Os docentes que fazem parte do CiTecBio são orientadores credenciados no Programa de Pós-Graduação em Química (IQSC-USP), e disponibilizam as vagas descritas a seguir, mestrado e doutorado, para início no segundo semestre de 2018.
Informações sobre inscrições para o processo seletivo para ingresso podem ser encontradas em http://spgr.iqsc.usp.br/

Programa de Pós-Graduação em Química (IQSC – USP)
Avaliação CAPES – Nota máxima: 7
(desempenho equivalente ao de alto padrão internacional)

Vagas disponibilizadas por membros do
Núcleo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de BioRecursos (CiTecBio)

Segundo Semestre de 2018
Mestrado (Me) e Doutorado (D)
André Luiz Meleiro Porto
Vaga: 1 Doutorado
Tema:
*Clonagem e expressão de álcool desidrogenase para aplicação em biocatálise.
Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Temas
*Análise térmica de fármacos e aditivos alimentares
*Desenvolvimento de eletrodos para análise de substancias com interesse farmacêutico, biológico e ambiental.
Elisabete Frollini
Vagas: 1 Mestrado, 1 Doutorado
Temas:
*Uso de biomassas lignocelulósicas abundantes no país, como sisal, curauá e coco em reações de hidrólise de biomassa lignocelulósica, via catálise enzimática, sendo estas reações uma das etapas dos processos de obtenção de bioetanol, assim como de obtenção de micro e nanofibras/nanopartículas de celulose, usados na preparação de materiais.
Elisabete Moreira Assaf
Temas
* Biogás proveniente do tratamento anaeróbio de resíduos, ou seja reações de aproveitamento do metano e do dióxido de carbono:
– Reforma do CH4 para produção de gás de síntese.
– Acoplamento oxidativo do metano.
– Transformação do metano em metanol
– Reação de hidrogenação do CO2.
Laudemir Carlos Varanda
Temas:
*Nanomateriais Magnéticos Funcionalizados para aplicação biomédica e biotecnológica
*Preparação e caracterização de nanomateriais híbridos
Sérgio Paulo Campana Filho
Tema:
*Biomateriais de base polimérica, com foco em whiskers de quitina, membranas, filmes e nãotecidos à base de quitosana e derivados de diferentes naturezas (hidrofílicos, carregados ou não, hidrofóbicos e anfifílicos.
Ubirajara Pereira Rodrigues Filho
Vagas: 1 Mestrado, 1 Doutorado
Temas
* Materiais nanoestruturados para fotodegradação de poluentes aquáticos e (foto)conversão de CO2 em matérias primas para indústria química e de materiais