Química às 16h: Explorando novas aplicações de fibras ópticas na área médica

Novos tecidos incorporando fibras multimateriais discretas que se comunicam através de redes sem fio operando a 2,4 GHz com excelente qualidade de sinal. Esse é um dos assuntos que será abordado pelo pesquisador Younes Messaddeq, em edição do Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16 horas (Q16) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

“Os elementos condutores do tecido são integrados nas próprias fibras, garantindo uma proteção elétrica e química contra o meio ambiente, mantendo as propriedades mecânicas e estéticas da roupa. Esses materiais multifibras combinam materiais isolantes e condutivos em uma geometria definida. Tais fibras medem a respiração de maneira direita e continua e o sinal pode ser enviado em qualquer equipamento eletrônico”, explica o palestrante. O seminário apresentará o desenvolvimento de novos vidros ópticos baseados em vidros de sílica e fosfato incluindo o seu impacto em vários campos de aplicação, principalmente na medicina.

O professor Younes tem formação na Universidade de Rennes, na França e foi pesquisador convidado junto ao National Institute for Research in Inorganic Materials, no Japão. É membro titular do Comitê Internacional de Vidros Não Óxidos e membro do Conselho Editorial do Journal of Non-Oxide and Photonic Glasses. É professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando também junto à Université Laval, Canadá. Atua principalmente nos seguintes temas: vidros, fenômenos fotoinduzidos, materiais híbridos, fibras ópticas, sensores ópticos, fibras microestruturadas, materiais poliméricos.

O Q16 discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas e suas atividades são abertas a todos os interessados gratuitamente. A atividade é coordenada pelos professores doutores Fabio Henrique Barros de Lima e Danilo Manzani.

O seminário será no dia 22 de agosto de 2018, às 16 horas no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC. Os interessado devem formalizar inscrição através do site www.iqsc.usp.br/eventos.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: hsoj95/Pixabay CC0

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva