Projeto SOMA: Ciência, Diversão e Arte conclui projeto com exposição no IQSC

A abertura da exposição Projeto SOMA: ciência, diversão e arte será nesta sexta-feira, 24 de agosto, às 20 horas, no saguão térreo do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), na área 1. Os pequenos artistas estarão presentes na ocasião, além de autoridades e familiares. Todos os interessado estão convidados.

Mais do que expor o resultado de ações de estímulo ao interesse pelo conhecimento, a mostra finaliza um período em que 21 estudantes de escolas públicas, integrantes do projeto Pequeno Cidadão, descobriram que ciência, arte e educação podem andar juntas de forma criativa e divertida.

As ações desenvolvidas de março a agosto de 2018 e que culminaram na montagem da exposição são: visita ao Museu Casa de Portinari, na cidade de Brodowski – SP, coleta de frutas, legumes, sementes, flores entre outros componentes; extração de pigmentos coloridos naturais; experimentos em laboratório do IQSC; utilização dos pigmentos para desenhos e pinturas em criações livres e releituras de obras de Cândido Portinari.

Artistas mirins apresentam trabalho resultante do Projeto SOMA. Foto: Anna Carolina

A exposição poderá ser visitada até o dia 06 de setembro de 2018, em horário ininterrupto, na área 1 do campus USP São Carlos – Av. Trabalhador São-carlense, 400

O Projeto SOMA

O Projeto tem como estratégia a criação de programas de atividades sobre temas de diferentes áreas do conhecimento apresentados com abordagens artísticas, lúdicas e dinâmicas. O propósito não foi o aprofundamento teórico dos temas trabalhados e sim o de despertar a curiosidade, o gosto pelo conhecimento e também o de criar laços e familiaridade das crianças e adolescentes com o ambiente da universidade.

Dois programas interdisciplinares foram desenvolvidos no primeiro bimestre de 2018: Programa 1 – áreas integradas: química e artes plásticas; Programa 2 – áreas integradas: inglês e música. No primeiro, as atividades foram planejadas e realizadas conjuntamente pelo Instituto de Química de São Carlos (por meio de sua Comissão de Cultura e Extensão Universitária e do Grupo PET – Programa de Educação Tutorial), envolvendo também os projetos Contribuinte da Cultura (FAI-UFSCar) e Pequeno Cidadão (USP-KPMG). O segundo Programa teve a parceria do Centro de Inclusão Social da USP de São Carlos (CIS-USP), oferecidas a alunos de escolas públicas do ensino médio e fundamental.

A professora doutora Elisabete Moreira Assaf (IQSC-USP) foi a coordenadora do Projeto SOMA, com o apoio da Coordenadora do Grupo PET, professora doutora Ana Cláudia Kasseboehmer (IQSC-USP), da Coordenadora do Projeto Contribuinte da Cultura, Fátima Camargo; da Coordenadora Pedagógica do Projeto Pequeno Cidadão, Elaine Trimer; do Coordenador de Inclusão Social da USP de São Carlos (CIS USP), professor doutor José Marcos Alves e da Assessora do Grupo de Cultura e Extensão do Campus USP de São Carlos, Rosane Aranda.

O projeto contou com o apoio do 3º Edital Santander/USP/FUSP de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações GCCEx

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva