Projeto de Iniciação Científica do IQSC recebe Menção Honrosa no 26º SIICUSP

A aluna do Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, Andressa Dancini Gonçalves, recebeu Menção Honrosa no 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), realizado em São Paulo nos dias 22 e 23 de novembro de 2018 sob organização da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

O trabalho Extraction and Characterization of Wax from Sugarcane’s Epidermis (“Extração e caracterização da cera proveniente da epiderme da cana-de-açúcar”) teve como objetivo a extração e caracterização da cera presente na pele (ou epiderme) da cana-de-açúcar, cultivada na região de São Carlos, visando “identificar os compostos presentes nela para que sua aplicação seja viável futuramente na substituição das ceras do petróleo”, explicou.

“A pele da cana-de-açúcar está presente nos resíduos provenientes da indústria sucroalcooleira, que muitas vezes é queimado para gerar calor e energia para a indústria. No entanto, podem-se obter produtos de alto valor agregado a partir desses resíduos, como a cera da cana-de- açúcar, que por sua vez pode substituir ceras provenientes do petróleo em diversas aplicações, como: medicamentos, cosméticos, materiais para polimento, detergentes, entre outras”, complementou.

Sobre o que pode ter dado destaque ao seu trabalho, ela opina “acredito que a temática voltada à sustentabilidade atraiu o interesse dos avaliadores, uma vez que foi proposta uma possibilidade de reúso de um dos resíduos produzido pela indústria sucroalcooleira, que atualmente gera em torno de 280 milhões de toneladas de resíduos por ano”.

O trabalho foi orientado pelo professor doutor Antonio Aprigio da Silva Curvelo, do Grupo de Físico-Química Orgânica. Andressa disse ter ficado feliz com a indicação e inicialmente bastante surpresa, “pois haviam muitos trabalhos sendo apresentados que também eram extremamente relevantes e bem desenvolvidos, inclusive os trabalhos apresentados pelos outros alunos do IQSC”.

O IQSC indicou 7 trabalhos para a etapa internacional do SIICUSP, de um total de 41 trabalhos apresentados durante a primeira fase do evento, ocorrida na unidade.

Contato: (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Andressa Dancini, acervo pessoal

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva