USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

IQSC: calouros ouvem sobre as possibilidades e desafios da vida universitária

Calouros 2018 do Bacharelado em Química. Foto: Cibele Baldan

Abrindo a programação da terça-feira, os calouros conheceram o programa USP Recicla através da coordenadora do programa no Campus, Dra. Maria Cecília Henrique Tavares Cavalheiro que falou sobre o programa e os itens que são recolhidos para o devido descarte, abordou a necessidade de consumo consciente e entregou canecas plásticas para uso no restaurante universitário.

Emanuela: “Nós estamos lá para ouvir, acolher e orientar no que for preciso”. Foto: Sandra Zambon

As Assistentes Sociais do Campus, Sras. Rosangela Fátima Auad Proença e Emanuela Pap da Silva apresentaram os Programas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) da USP: apoio moradia (vaga em moradia estudantil); auxílio financeiro para moradia; auxílio alimentação; auxílio transporte e auxílio livros. Informaram que as inscrições para os auxílios mencionados já estão abertas junto ao sistema JupiterWeb e encerram-se no dia 16 de março de 2018. Também informaram sobre o PUB – Programa Universitário de Bolsas, que ainda não está recebendo inscrições, e orientaram os alunos a ficarem atentos ao e-mail institucional, pois é através dele que são transmitidas informações acadêmicas e sobre as bolsas e auxílios.

Rosangela destacou que “a partir do próximo processo seletivo de bolsas que acontecerá no final deste ano, vocês que são ingressantes de 2018 já são considerados veteranos, portanto fiquem atentos aos prazos e informações”. Emanuela destacou que os interessados podem procurar o Serviço de Assistência Social do Campus e afirmou “nós estamos lá para ouvir, acolher e orientar no que for preciso”. Ao final, a Sra. Rosangela informou que o Serviço Social pode ser procurado por estudantes que desejarem apoio emergencial para alimentação ou moradia.

A Profa. Dra. Maria Olímpia de Oliveira Rezende, Vice-Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC falou sobre os programas que a Universidade oferece e sobre o aplicativo “Entreartes”. Destacou a importância de estudar e orientou “Além de estudar, vocês precisam interagir com os colegas dos demais cursos e aproveitar as oportunidades que a Universidade oferece. Isso ampliará a vivência universitária e cultural. O senso crítico que adquirem com a vivência fará que aproveitem o curso ainda mais”. Informou sobre as atividades realizadas pelo IQSC durante o ano: visita monitorada, Feiras de Profissões, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Semana de Química e convidou os alunos a participarem das atividades.

Julio César Borges, Karyne Rios e Maria Olímpia de Oliveira Rezende. Foto: Sandra Zambon

O Prof. Dr. Júlio César Borges, Presidente da Comissão Organizadora da Semana de Recepção aos Calouros do IQSC afirmou que “participar de atividades culturais na UFMG, onde fiz minha graduação, me fez amadurecer, aceitar outros pontos de vista e ter uma postura mais cidadã. A vida universitária nos faz amadurecer. Usufruam com responsabilidade.”

“Pense sobre os três valores mais importantes na sua vida. Qual mundo quer para o futuro? Como seus valores ajudariam a alcançar o mundo ideal?” Foi fazendo pensar que a psicóloga Karyne Rios iniciou a palestra que abordou o uso de álcool e drogas. Segundo pesquisas, as festas, a dificuldade financeira, as longas horas de estudo e a necessidade de aceitação no grupo são fatores que exigem atenção pois favorecem a vulnerabilidade. Ela abordou a relação do álcool com as drogas e as várias fases que vão desde a aceitação social até a instalação do vício e convidou a pensarem nas consequências dos próprios atos, pois “são as consequências do nosso comportamento que mantém nosso comportamento. É a lei da ação e reação”.

A Profa. Meliza Goi Roscani da Universidade Federal de São Carlos, falou sobre os vários benefícios da prática esportiva para o graduando. “Estudos mostram redução no consumo de droga ilícitas e lícitas, maior socialização, melhor rendimento acadêmico e maior capacidade de memorização”, afirmou.

Roda de conversa na biblioteca. Foto: Sandra Zambon

Na biblioteca do IQSC, uma roda de apresentação animou a 4ª edição do “Café com Livros”. A equipe da biblioteca interagiu com os calouros e o objetivo foi mostrar as facilidades que a biblioteca pode oferecer para a formação acadêmica do calouro e também sua transformação em espaço de integração e acolhimento. Os calouros visitaram a exposição “Conheça seus professores” e posaram para a foto que você viu na abertura dessa notícia.

Virou moda

Para facilitar a identificação dos calouros do curso de Bacharelado em Química, foi distribuída uma faixa azul e solicitado que a utilizassem durante a Semana. A criatividade dos calouros deu vários usos para a mesma: faixa de cabeça ou de cabelo, trançada no cabelo, enrolada ou amarrada no pulso ou no braço, presa na mochila ou no boné e até como colar. O respeito às diferentes ideias mostrou que a campanha inicial feita pela comissão organizadora junto aos veteranos surtiu resultado e … virou moda.

Virou moda: faixa usada para identificar calouros do curso de Química ganhou diversos usos. Foto: Sandra Zambon

Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, a programação tem início às 08h30 com Gincana organizada pelo Centro de Convivência da Química (CCQ) e o ponto de encontro será a própria sede do CCQ, próxima ao edifício Q1 do IQSC. Um bate-papo descontraído sobre o 1º ano da graduação está organizado para às 10 horas.

Após o almoço os calouros conhecerão o Conselho Regional de Química, através do Prof. Dr. Hans Viertler, que falará sobre o assunto. Na sequência, assistirão uma mesa redonda sobre “Um fim para um novo começo: o que fazer ao terminar a graduação?” que irá instigá-los a se programarem para o futuro. Finalizando o dia, participarão da “Cachorrada” organizada pelo CCQ-IQSC.

Toda a programação preparada para os calouros do IQSC é aberta aos interessados e está disponível clicando aqui.

 

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

 

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.