USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Introdução à Química Computacional

Nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a pós-graduanda Júlia Maria Aragon Alves profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, abordando a importância dos modelos teóricos para o desenvolvimento de um estudo científico, introduzindo também o conceito de conjuntos de base como uma poderosa técnica de simulação teórica. O seminário será às 16 horas no anfiteatro A do edifício Q1.

A teoria da mecânica quântica aplicada à química contribuiu para o maior entendimento de processos experimentais. Apesar do avanço tecnológico, ainda existe limitações quanto ao tempo de processamento dos computadores, nos explica a palestrante. “Para minimizar o tempo gasto em simulações e mantendo a precisão, é de extrema importância a escolha do método com que os cálculos serão realizados e das funções (conjuntos de base) que irão descrever cada átomo do sistema a ser estudado”, complementa.

Júlia graduou-se em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo e concluiu o Mestrado no IQSC-USP, onde também desenvolve o doutorado, sob orientação do professor doutor Albérico Borges Ferreira da Silva, do Grupo de Química Quântica.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Contato: (16) 3373-9975

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Imagem: Gordon Johnson e Colin Behrens/Pixabay CC0, com adaptação

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.