USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Acolhimento e Permanência Estudantil

A professora Doutora Márcia Helena da Silva Melo Bertolla estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) no dia 24 de abril de 2018, às 16h30, para falar sobre a experiência de acolhimento e permanência estudantil no Instituto de Psicologia da USP, onde atua. O convite para proferir a palestra foi feito pelo Presidente da Comissão de Graduação, professor Doutor Ubirajara Pereira Rodrigues Filho.

Em 2004 o IQSC implantou a disciplina “Acompanhamento Profissional e Pessoal”, conhecida pelos alunos como Tutoria. No primeiro semestre do curso são criadas 12 turmas de 5 alunos cada. Para cada turma é designado um docente. A disciplina engloba palestras de interesse do grupo e também conversas sobre as dificuldades encontradas, oferecendo apoio e orientação. No IP também é feito o acompanhamento dos alunos.

“Como vem sendo feito nos últimos anos, além das atividades individuais, programamos também algumas atividades conjuntas, ao longo do semestre”, informou o professor Álvaro José dos Santos Neto, Presidente da Comissão Coordenadora do curso de Bacharelado em Química. “Nesse sentido, o professor Ubirajara estabeleceu um contato para que a professora Márcia Bertolla venha nos oferecer uma palestra que contemplará a experiência que ela tem com as atividades de tutoria que eles desenvolvem no Instituto de Psicologia”, complementa.

Márcia Bertolla é Psicóloga formada na Universidade Federal do Pará, com mestrado, doutorado e pós-doutorado na USP. Atua no campo da prevenção empreendendo trabalhos que discutem o ciclo de pesquisa em prevenção na temática da violência no contexto escolar, envolvendo professores de Ensinos Infantil e Fundamental I da rede pública, família e equipamentos de atenção primária à saúde. Meus estudos têm se centrado nos temas: relacionamento interpessoal, status sociométrico, orientação parental, formação de professores. É consultora de órgãos governamentais para intervenções preventivas, em parceria com pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras. Desde 2012 integra o Programa de Tutoria-científico-acadêmica para alunos da graduação no Instituto de Psicologia da USP.

Os resultados obtidos desde a implantação do programa no IQSC e a importância de acompanhar os alunos de forma mais próxima, fez a Comissão de Graduação discutir e expandir a experiência da disciplina, que passará a ser oferecida também a partir do segundo semestre do corrente ano.

Palestra
“Experiência de Acolhimento e Permanência Estudantil no Instituto de Psicologia da USP”
Profa. Dra. Márcia Helena da Silva Melo Bertolla (IP-USP)
24/04/2018, 16h30, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Atividade gratuita e aberta aos interessados.
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato sobre a palestra: (16) 3373-9904 ou 3373-8272
Área de Comunicação do IQSC: (16) 3373-8831

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Gerd Altmann/Pixabay CC0 com adaptação

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.