INTRANET  |   WEBMAIL (Zimbra / Google)  |  

Síntese de produtos naturais: a importância dos compostos indólicos

Diferentes moléculas onde o núcleo indólico está presente. Imagem: Edson Vilca (IQSC)

A Química de Produtos Naturais é o ramo da Química Orgânica responsável pelo isolamento e caracterização de substâncias naturais produzidas através de plantas, microrganismos e animais marinhos. Os estudos nesta área são considerados estratégicos por envolver o conhecimento da biodiversidade num sentido amplo, além de fornecer fontes renováveis de substâncias com importância nas diversas áreas da ciência e tecnologia.

Edson Emilio Garambel Vilca explica que, com o avanço da Química de Produtos Naturais foram isoladas diferentes moléculas onde o núcleo indólico (mesmo do composto indol, descoberto em 1886) estava presente sobretudo nos alcaloides, permitindo aplicação no campo da farmacologia, como por exemplo o ácido lisérgico e a vimblastina, entre outros. “Durante o século XX, os alcaloides indólicos inspiraram muitos químicos sintéticos a desenvolver novas metodologias para a construção do núcleo indólico”, afirmou.

Devido à importância dos compostos indólicos em síntese orgânica e química medicinal, Edson Vilca proferirá seminário no IQSC nesta quarta-feira, dia 02 de agosto, às 16 horas, onde apresentará diferente tópicos sobre a reatividade, transformações, metodologias de construção de núcleos indólicos e sua aplicação em síntese total.

O palestrante graduou-se na Universidad Nacional de Ingenieria, no Peru. Concluiu o Mestrado e desenvolve seu doutorado em Química sob orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos Bender Burtoloso, coordenador do Grupo de Síntese Orgânica do IQSC. Suas pesquisas visam a síntese de alcaloides ergolínicos.

O evento é gratuito e aberto aos interessados mediante inscrição prévia.

Seminário
“Reatividade e síntese de núcleos indólicos: Aplicações para síntese de produtos naturais”
Edson Emilio Garambel Vilca (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
02/08/2017 – quarta-feira, 16 horas, anfiteatro térreo do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Inscrições gratuitas aqui.
Informações: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.