Seminário “Células a combustível de temperaturas intermediárias: eletrólitos”

Célula a combustível de temperatura intermediária: melhora na tolerância de impurezas dos combustíveis. Foto: Wilner Barrientos (IQSC)

As células a combustível são sistemas com a capacidade de converter energia química de um combustível em energia elétrica, por meio de uma reação de oxidação. “Atualmente a célula a combustível mais desenvolvida usa Nafion® como eletrólito [um dos componentes mais importantes de uma célula a combustível tipo PEM]”, explica Wilner Valenzuela Barrientos. Entretanto, a temperatura máxima de operação (até 100 graus Celsius) é uma característica limitadora importante.

“Dessa forma, células a combustível de temperaturas intermediárias, são sistemas que operam numa faixa de temperatura entre 200 e 700 graus Celsius e se mostram como alternativas muito promissoras” afirma Wilner, que complementa “mas nem todos os materiais são considerados de interesse prático como eletrólitos”.

Em seminário que profere nesta sexta-feira, dia 02 de junho, às 10 horas, no anfiteatro B do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Wilner Valenzuela Barrientos apresentará os principais eletrólitos para células a combustível de temperatura intermediária (ITFC), abordando as vantagens e desvantagens desses materiais.

O palestrante fez sua graduação em Química na Universidad Nacional de Ingenería, no Perú. Sob orientação do Prof. Dr. Ernesto Rafael González, do Grupo de Eletroquímica do IQSC, concluiu seu mestrado na área de Físico-Quimica e está cursando o doutorado.

“Células a combustível de temperaturas intermediárias: eletrólitos”
Wilner Valenzuela Barrientos (doutorando junto ao IQSC-USP)
02/6/2017 – sexta-feira, 10h, anfiteatro B do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1