Química às 16h aborda novos sistemas para diagnóstico e terapias

Como a nanomedicina e a nanotoxicologia afetam os novos sistemas para diagnóstico e terapias é o assunto que o Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, abordará na edição do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, que acontece na quarta-feira, dia 21 de junho de 2017, às 16 horas, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.

Zucolotto explica que os nanomateriais teranósticos, aqueles que são capazes de realizar terapia e diagnóstico ao mesmo tempo, são de grande interesse atualmente pois permitem o desenvolvimento “desde marcadores biológicos para diagnóstico por imagem, até sistemas para entrega inteligente de fármacos ou para aplicação em hipertermia”. O entendimento dos mecanismos de interação que ocorrem entre as biomoléculas e os nanomateriais é importante para o desenvolvimento destes materiais, explica o palestrante.

O seminário apresentará os recentes avanços do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto de Física de São Carlos, coordenado pelo convidado, no “desenvolvimento e aplicação de materiais teranósticos a base de carbono ou nanobastões de ouro no diagnóstico e terapia contra o câncer”. “Devido a aspectos éticos e de regulação, serão apresentados também estudos dos impactos da toxicidade dos nanomateriais à saúde e meio ambiente”, complementa.

O convidado é editor associado da revista Journal of Biomedical Nanotechnology e Editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology. Além disso, desenvolveu e ministra cursos sobre técnicas de escrita e editoração científica, tendo publicado mais de 150 artigos em revistas internacionais e 11 capítulos de livros.

O Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h” discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas.

A atividade é coordenada pelo Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho e aberta a todos os interessados.

Seminário
“Nanomedicina e nanotoxicologia: novos sistemas para diagnóstico e terapias”
Prof. Dr. Valtencir Zucolotto
Instituto de Física de São Carlos – USP