Projeto de pesquisadora do IQSC é selecionado no 1º Edital Santander/USP/FUSP de Cultura e Extensão

Ação do Grupo PET-IQSC populariza a Química. Foto: Ana C. Kasseboehmer/IQSC

Divulgar a Química para estudantes de ensino médio e para a população em geral são ações que integram o projeto “Divulgando a Química: projetos de extensão do IQSC nas escolas e na comunidade”, recém aprovado no 1º Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão.

A proposta coordenada pela Profa. Dra. Ana Claudia Kasseboehmer, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), implementa duas ações com os integrantes do grupo PET – Programa de Educação Tutorial, voltadas para a popularização da ciência e democratização da universidade: “Químico por um dia” e “Química ao Ar Livre”.

Segundo a pesquisadora, o projeto “Químico por um dia” trará os alunos do ensino médio do município para vivenciarem o ambiente acadêmico e terem maior contato com a universidade, com destaque para o IQSC. O projeto “Química ao Ar Livre” promoverá maior contato entre a química e a sociedade externa à universidade através de tendas expositivas em praças públicas utilizando experimentos de fácil compreensão e com aplicabilidade no cotidiano.

O PET foi instituído pela CAPES e hoje é uma ação permanente do Ministério da Educação (MEC), que estimula o desenvolvimento de atividades extracurriculares para uma formação mais ampla dos estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior. O projeto aprovado “alinha o compromisso do PET com as Diretrizes Gerais para Gestão da Graduação 2014-2015 estabelecidas pela Pró-Reitoria de Graduação (PrG) da USP, levando conhecimento especializado para a comunidade e divulgando a ciência” informa a pesquisadora, que também é tutora do PET-IQSC.

Outro o projeto desenvolvido pelo grupo é o “IQSC vai à escola” que divulga a Química e o curso do IQSC para estudantes do ensino médio, através da apresentação das pesquisas desenvolvidas no instituto.

Contato: claudiaka@iqsc.usp.br  ou (16) 3373-8380

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)