No dia 23 de agosto, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP promove o Café com Ciência e o seminário Novas abordagens para o desenvolvimento de bionanocompósitos poliméricos e suas aplicações, com o Dr. Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Café com Ciência antecede o seminário e acontece às 15h30, tendo como objetivo integrar o palestrante aos alunos e docentes, de maneira informal, descontraída e com muita ciência.

O seminário, que acontece às 16 horas, também no anfiteatro térreo do IQSC, apresenta as novas abordagens estudadas nos laboratórios da Embrapa para o desenvolvimento de bionanocompósitos para aplicações em sensores para avaliação da qualidade de alimentos e meio ambiente, embalagens biodegradáveis, filmes comestíveis, novos materiais de fonte renovável, liberação controlada de pesticidas, fertilizantes e fármacos, e engenharia de tecidos.

O evento integra o Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16h e discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas. A atividade é coordenada pelo Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho e aberta a todos os interessados gratuitamente, com inscrições prévias.

O palestrante
Luiz Henrique Capparelli Mattoso trabalhou com o Prof. Dr. Alan MacDiarmid, laureado com o Prêmio Nobel de Química em 2000, com quem publicou 10 artigos em revistas especializadas.

Ao longo de sua carreira como pesquisador, foi contemplado com vários prêmios e distinções, resultado do trabalho de formação de alunos, publicações e patentes. Assumiu cargos de destacada relevância, como a Direção da Associação Brasileira de Polímeros e a Chefia Geral da Embrapa por cinco anos consecutivos.

Café com Ciência
23/08/2017, quarta-feira, 15h30, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
área 1 – USP – Av. Trabalhador São-carlense, 400
Antecedendo o seminário, o Café com Ciência tem por objetivo integrar o palestrante aos alunos e docentes, de maneira informal, descontraída e com muita ciência.

Seminário
“Novas abordagens para o desenvolvimento de bionanocompósitos poliméricos e suas aplicações”
Dr. Luiz Henrique Capparelli Mattoso
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA