Metabolômica: abordagem analítica para busca de biomarcadores

O complexo mapa metabólico. Imagem fornecida por Bruno Araújo

A busca por biomarcadores capazes de indicar a presença de doenças é cada vez maior. Para isso, é necessário identificar e quantificar as pequenas moléculas (metabólitos) que são produtos do metabolismo de determinado organismo e são, portanto, capazes de dar informação sobre os eventos bioquímicos decorrentes do funcionamento celular e estímulos externos.

É importante destacar a composição química altamente diversificada, dinâmica e com ampla faixa de concentração de metabólitos presentes em fluidos biológicos, células e tecidos. A abordagem analítica aplicada para medir as alterações na concentração dos metabólitos de determinado organismo é denominada metabolômica.

Bruno Rafael Araújo afirma que “a identificação e quantificação simultâneas desses metabólitos são tarefas difíceis devido à complexidade das matrizes biológicas, o que requer procedimentos de preparo de amostra eficientes e instrumentações analíticas sensíveis para a cobertura do maior número de compostos. Na busca por biomarcadores de doenças a abordagem untarget (não alvo) é comumente utilizada, o que resulta no elevado número de dados relacionados ao caso clínico estudado com tendência a variabilidades analítica e biológica. Os erros associados podem ser evitados se as etapas do estudo em metabolômica forem devidamente empregadas.”

Durante o seminário que profere nesta sexta-feira, 28 de julho, às 10 horas no Instituto de Química de São Carlos, Bruno apresentará alguns conceitos, definições e as etapas analíticas aplicadas ao estudo em metabolômica para busca de biomarcadores.

O palestrante é doutorando junto ao IQSC, sendo orientado pelo Prof. Dr. Emanuel Carrilho, Coordenador do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS). Concluiu o Bacharelado e Mestrado em Química pela Universidade Federal de Sergipe. Desenvolveu pesquisas em Química Analítica Ambiental relacionadas a adsorção de metais traços, compostos orgânicos voláteis (BTEX) e liberação controlada de fertilizantes, utilizando matéria orgânica natural, substâncias húmicas do solo e subprodutos industriais. Tem experiência em técnicas cromatográficas (CG-DIC, CG-DCE, CG-EM e CLAE-DF) e espectroscopia no infravermelho (FT-IR).

Seminário
“Metabolômica: abordagem analítica para busca de biomarcadores”
Bruno Rafael Araújo (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
28/07/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro B do IQSC-USP