USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Membranas poliméricas: evolução, propriedades e aplicações

Membrana polimérica: várias finalidades. Foto: Lilian Vermeersch (IQSC)

Nesta quarta-feira, dia 02 de agosto, às 16 horas no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), a pós-graduanda Sra. Lilian Aparecida Fiorini Vermeersch profere seminário sobre a história evolutiva das membranas poliméricas, suas propriedades e aplicações na indústria.

A palestrante informa que os fenômenos envolvendo membranas têm sido observados e estudados há mais de um século, mas suas aplicações em processos industriais são relativamente recentes. “A partir do início da década de 1970, a inclusão de processos de separação utilizando membranas poliméricas àqueles clássicos como a centrifugação e a filtração, marca o início da evolução destes materiais em termos de propriedades, o que o torna mais competitivo no mercado”, afirma. “Os processos de separação por membranas têm sido cada vez mais estudados e empregados em áreas diversas e com variadas finalidades”, complementa.

Lilian Vermeersch é Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciada em Química pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Concluiu o Mestrado em Química no IQSC, onde desenvolve seu doutorado em Físico-Química sob orientação do Prof. Dr. Benedito dos Santos Lima Neto, do Grupo de Química Inorgânica e Analítica.

Seminário
“Membranas poliméricas: evolução, propriedades e aplicações”
Lilian Aparecida Fiorini Vermeersch (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)
02/08/2017 – quarta-feira, 16 horas, anfiteatro A do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Inscrições gratuitas aqui.
Informações: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

Texto: Lilian Vermeersch (IQSC) e Sandra Zambon (Comunicação)

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.