CAPES exigirá ORCID para inscrição em bolsas e financiamentos de programas internacionais

A CAPES divulgou em 31 de agosto, que passará a exigir dos candidatos a bolsas e financiamentos de seus programas internacionais, um código de cadastro na ORCID (Open Research and Contributors Identification, ou Identificação Aberta de Pesquisa e Colaboradores).

O número ORCID é um código com 16 dígitos, obtido gratuitamente, permanente e único para cada pessoa, o que impede a “ambiguidade na identificação de autores e colaboradores em publicações ou em instituições”, afirma Lucas Lopes (CCS/CAPES – CAPES adota identificador digital para inscrição em programas internacionais).

“Quem se inscreve na ORCID, além de receber o código, conta com um espaço para construir um perfil de sua produção e sua trajetória profissional, semelhante a um currículo”, informa Lucas, “no entanto, a inscrição na ORCID não vai substituir o Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que também é exigido nas candidaturas aos programas internacionais da CAPES”, complementa.

Segundo Eduardo Graziosi Silva, bibliotecário da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, é possível integrar o ORCID ao currículo Lattes. O tutorial criado por ele está disponível aqui.

A integração do ORCID com o Lattes não garante o preenchimento automático do currículo Lattes, nem vice-versa.

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Fontes: CAPES, SIBiUSP, SBI-IQSC
Foto: Davie Bicker, Pixabay CC0 com adaptação de Sandra Zambon (IQSC)