USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Congresso Latino-Americano de Cromatografia celebra 40 anos e retorna ao Brasil em outubro

Organizado pelo professor Fernando Lanças, do IQSC-USP, o evento reunirá especialistas internacionais em Campos do Jordão; inscrições com condições especiais e o envio de trabalhos científicos podem ser feitos até 30 de setembro

A edição que celebra os 40 anos do Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Afins (COLACRO) retorna ao Brasil em 2025 e será realizada de 29 a 31 de outubro, em Campos do Jordão (SP). Organizado pelo professor Fernando Lanças, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), o encontro reunirá especialistas internacionais de destaque, entre eles o professor Luigi Mondello, da Universidade di Messina, na Itália, reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo em química analítica.

Com uma das programações mais robustas de sua história, o COLACRO 2025 oferecerá cursos intensivos, conferências plenárias com nomes de renome internacional, oito simpósios satélites temáticos e sessões de pôsteres científicos. Para o professor Fernando Lanças, ter o COLACRO acontecendo novamente no Brasil – a última edição no país foi em Aracaju em 2019 –  e tão próximo de São Carlos é uma oportunidade rara para alunos e pesquisadores da USP e de outras instituições da região.

“O evento cria um ambiente privilegiado para que estudantes e jovens pesquisadores possam não apenas assistir às palestras, mas também explorar de perto os temas mais atuais da área, trocar ideias com os maiores nomes internacionais”, destaca o coordenador do congresso.

Localizada apenas a cerca de 374 quilômetros de São Carlos, Campos do Jordão foi justamente escolhida por proporcionar maior integração entre os congressistas devido à sua infraestrutura compacta e sua atmosfera acolhedora.

“Essas condições proporcionam encontros informais que podem prolongar as conversas para além das sessões científicas, criando condições ideais para o surgimento de novas conexões e projetos de pesquisa colaborativo”, completa.

Além disso, a proximidade com São Paulo, onde está a maior parte das empresas expositoras, facilita a presença dessas companhias no evento e garante uma ampla exposição de equipamentos e tecnologias, permitindo que os congressistas conheçam de perto as inovações do setor.

Os interessados em apresentar trabalhos científicos têm até 30 de setembro para submeter seus resumos. A mesma data marca o fim do período de inscrições com valor reduzido, uma oportunidade para garantir participação no congresso em condições mais vantajosas.

O XX COLACRO terá uma programação científica robusta, reunindo cursos, palestras, simpósios e apresentações de pôsteres | Imagem: Divulgação

Programação robusta

Entre os cinco maiores congressos de cromatografia do mundo, o COLACRO 2025 começa antes mesmo da abertura oficial. No dia 28 de outubro, os participantes terão a oportunidade de se inscrever em quatro cursos intensivos, ministrados por especialistas de renome e dedicados ao que há de mais avançado em técnicas cromatográficas:
• Avanços recentes na cromatografia gasosa: panorama dos últimos dois anos, incluindo novos equipamentos, dispositivos, mudanças na legislação e aplicações práticas;
• Técnicas miniaturizadas e preparo de amostras: métodos ambientalmente mais sustentáveis e econômicos, com uso mínimo de reagentes químicos;
• Avanços recentes em cromatografia líquida: apresentação das mais recentes inovações em equipamentos, métodos e aplicações;
• Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas: curso avançado para identificação e quantificação de compostos químicos em diferentes matrizes, de sólidos a substâncias presentes no ar;

Além disso, ao longo do congresso, serão realizados oito simpósios temáticos, que funcionam como “mini-congressos” dentro do evento. Entre eles, o tradicional WARPA (Workshop Avanços Recentes em Preparo de Amostra), que contará com a presença de nomes como a professora Audrey Combes, da Universidade Sorbonne, França. Outro simpósio de destaque será oferecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que de maneira inédita, apresentará atualizações estratégicas para a área de alimentos e inspeção agropecuária.

A programação também contará com conferências plenárias, apresentações orais e de pôsteres científicos para promover a interação direta entre autores e participantes.

Premiações

A 20ª edição do COLACRO marcará ainda a entrega de três prêmios tradicionais: a Medalha COLACRO, para o pesquisador que tenha demonstrado grande destaque internacional na área de pesquisa em cromatografia;  a Medalha Janusz Pawliszyn, concedida a cientistas latino-americanos com contribuições relevantes em Preparo de Amostras; e a Medalha Remolo Ciola, dedicada ao empreendedorismo em cromatografia no Brasil. Além disso, os cinco melhores pôsteres serão premiados durante a cerimônia de encerramento do evento, no dia 31 de Outubro.

Entre os cinco maiores congressos do mundo na área, o COLACRO deve reunir centenas de participantes interessados em atualizar seus conhecimentos em cromatografia | Imagem: Divulgação

Serviço – 20º COLACRO

Data: 28 a 31 de outubro de 2025

Local: Arts & Convention Center – Campos do Jordão (SP), Brasil

Inscrições: Disponíveis no site oficial COLACRO 2025

Informações: info@colacro.org