Colóquios do IQSC: “Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados”

A preocupação com poluentes é crucial para proteger a saúde humana, preservar os ecossistemas naturais, garantir a disponibilidade de recursos naturais essenciais e minimizar os impactos negativos sobre o clima e a economia global. Os Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados (PEOA) são um conjunto de tecnologias utilizadas para degradação de poluentes orgânicos em água ou águas residuais através de reações de oxidação avançada.

O professor Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, abordará fundamentos e algumas das aplicações dos PEOA, em seminário que profere no dia 27 de março. “Entre os processos do tipo PEOA, serão apresentados os fundamentos da oxidação anódica, da eletrogeração in situ de H2O2 [peróxido de hidrogênio] e de algumas de suas combinações, tais como eletro-Fenton e fotoeletro-Fenton, na degradação de poluentes de preocupação emergente (agrotóxicos, aditivos químicos e fármacos entre outros)”, informa.

O pesquisador tem sete processos de patente já concedidas e outras duas já depositadas; recebeu o Prêmio Inventores na categoria Patente Concedida, outorgado pela Agência de Inovação INOVA-UNICAMP, por dois anos consecutivos (2016 e 2017) e o Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa nas edições de: 2013 (segundo classificado), 2014 (terceiro), 2015 (primeiro), 2016 (primeiro), 2019 (primeiro), 2021 (segundo) e 2022 (segundo). Coordena o Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA) do IQSC-USP e atua nos seguintes temas: eletroquímica ambiental, eletroquímica aplicada, eletrocatalisadores, eletrodos de difusão gasosa, eletrogeração de peróxido de hidrogênio, tratamento eletroquímico de efluentes, reatores eletroquímicos, processos eletroquímicos oxidativos avançados (PEOA) associados ao tratamento de efluentes.

A série Colóquios do IQSC tem caráter informal e propõe o livre debate sobre a atividade de pesquisa dos cientistas da Unidade.

O evento é aberto a todos os interessados.
Inscrições: no site do IQSC.

Sandra Zambon/IQSC com informações do pesquisador