USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Professor da USP publica livro sobre análise de resíduos e contaminantes em alimentos

O professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, Fernando Mauro Lanças, publicou em março seu mais novo livro: Análise de resíduos e contaminantes em alimentos de origem animal”. Com o objetivo de expandir as análises e a determinação desses compostos, a obra traz o uso de diversas técnicas cromatográficas e de espectrometria de massas. 

Produzido com base em pesquisas realizadas ao longo de aproximadamente 20 anos, o livro aborda tópicos como: Aspectos legais: segurança e qualidade; Dificuldades analíticas e soluções; Preparo, identificação e quantificação das amostras; Identificação e quantificação de resíduos e contaminantes em alimentos; Classificação e determinação dos principais resíduos e contaminantes; entre outros. 

Lanças coordenou por décadas um grupo de técnicos e alunos de pós-graduação e de iniciação científica dedicados a essa área de estudo da química. Sua obra traz experiências acadêmicas e de análise de amostras “reais” concluídas a partir de pesquisas da Química Analítica, além de abordar a importância do contexto no qual a temática se insere, como o crescimento da população mundial e suas demandas.  

A necessidade de aumentar a produção de alimentos para abastecer os 8 bilhões de habitantes da Terra, por exemplo, ainda se apresenta como algo inviável sem o uso de insumos químicos, como os medicamentos veterinários e pesticidas. No entanto, a utilização indiscriminada e incorreta desses produtos tem gerado inúmeros problemas, sendo que seus resíduos são detectados cada vez em maior quantidade em alimentos, inclusive nas matrizes mais inusitadas, como no leite materno. 

Diante desse cenário, a obra se apresenta como um pilar fundamental dentro dessa área de estudo e deixa um legado importante para cientistas das próximas gerações. 

 

Por Samara Silva e Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP