IQSC comemora o Dia Mundial da Água com evento que acontece nesta quinta-feira (30)

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 1992, para conscientizar a respeito dessa substância essencial para a vida no planeta.

A Agenda 2030, estabelecida pela ONU, é um guia e um plano global para que em 2030 tenhamos um mundo sustentável e melhor para todos os povos e nações. O plano inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ampliar o acesso à água e ao saneamento básico é um dos objetivos (ODS6).

No Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), várias pesquisas têm a qualidade da água como objetivo e nesta quinta-feira, dia 30 de março de 2023, será realizado um evento comemorativo ao Dia Mundial da Água, ocasião em que grupos apresentarão trabalhos relacionados ao tema.

O evento, organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC-USP, acontece no anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” – térreo do edifício Q1, a partir das 16 horas, de forma presencial e também com transmissão pelo canal do IQSC no Youtube.

A participação é aberta a todos os interessados. Os presentes que desejarem certificado de participação devem inscrever-se no site do IQSC.

Programação:

“Síntese de NPs-ZnO em Meio Aquoso Mediada pela Bactéria B. megaterium
Palestrante: Mestranda Brízia Aline Lima Cerqueira

“Os Processos Oxidativos Avançados e a Remoção da Atividade Biológica de Águas Residuárias”
Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Bessa Azevedo

“Co-Geração de Energia e Biotecnologia no Tratamento de Águas Residuárias”
Palestrante: Dra. Graziela Cristina Sedenho

“Pesquisas em Tecnologias Avançadas para o Tratamento de Águas Residuárias Industriais (Efluentes)”
Palestrante: Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza

“Eletroanálise Aplicada ao Monitoramento de Contaminantes de Preocupação Emergente em Água”
Palestrante: Prof. Dr. Rafael Martos Buoro

“Remoção de contaminantes emergentes por processos combinados”