Do IQSC para o Mundo: Mikeas Lima

O doutorando do IQSC-USP, Mikeas Lima, realizou um doutorado sanduíche na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, no Canadá. Ele chegou ao país há cerca de um ano, com Bolsa BEPE da FAPESP, e retornará ao Brasil neste mês de fevereiro. Em seu doutorado, ele tem como objetivo desenvolver e analisar atividades no ensino superior de química favoráveis à promoção do letramento gráfico e da argumentação científica.

O aluno do IQSC-USP é orientado pela professora Salete Linhares Queiroz e, no estágio de pesquisa no exterior, as apresentações orais de resolução do estudo de caso estão sendo analisadas em colaboração com a professora Lilian Pozzer, sendo investigada a extensão do letramento gráfico dos estudantes a partir da realização das atividades didáticas propostas.

“Realizar um intercâmbio sempre foi um desejo meu. A experiência foi transformadora, tanto para crescimento profissional, como também humano. Morar em outro país fez com que eu amasse mais ainda ser brasileiro, ter mais orgulho dos conhecimentos que produzimos, e me permitiu ter uma ideia melhor de qual o passo que eu quero para minha vida, seja ela no lado acadêmico/profissional ou pessoal, e como equilibrá-los. Então levo de volta para o Brasil muita força de vontade para continuar estudando e finalizar o meu doutorado, e continuar acreditando que não há nada nesse mundo que eu não possa alcançar”, disse ele.

Mikeas ainda completa dizendo o que está trazendo para o Brasil. “Levo também uma metodologia de análise de dados nova para socializar com os colegas do meu grupo de pesquisa, o GPEQSC, e posteriormente com o restante da comunidade da área de pesquisa em ensino de química. E deixo para a Universidade de Manitoba um exemplo de excelência de como ensinamos e pesquisamos no IQSC e portas abertas para outras colaborações.”

Fotos: acervo Mikeas Lima

Por Fabricio Santos/IQSC