Beleza Limpa – Grupos PET se reúnem em São Carlos

Neste sábado, dia 20 de maio, São Carlos sedia através do Grupo PET-Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), a décima quinta edição do EPQuiSP – Encontro dos Grupos PET de Química do Estado de São Paulo.

O tema do Encontro é “Beleza Limpa”, assunto atual e presente no meio dos cosméticos.  Os participantes, alunos PET, assistirão palestras tanto com viés acadêmico quanto de mercado e discutirão experimentos que serão apresentados à população, simultaneamente em várias cidades do estado, no dia 17 de junho.

Beleza limpa

O conceito de “beleza limpa” está associado a produtos e práticas que promovem a aparência e cuidados pessoais com responsabilidade ambiental e social, através do uso de produtos e hábitos que além de serem ecologicamente conscientes também são socialmente responsáveis.

Parece simples, mas o assunto vai além de classificações como: natural, vegano e orgânico.  Lucas Pavanelli, aluno de graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) e petiano, explica que “as vezes o produto sintético é mais eco friendly [amigo do meio ambiente] e melhor para o ser humano do que os próprios produtos naturais”.  Processos de produção também estão envolvidos nesse conceito, pois devem minimizar o desperdício e a poluição, além de serem socialmente corretos.

O professor e pesquisador Danilo Manzani, tutor do Grupo PET-Química/IQSC, explica que embora seja um evento fechado só para os integrantes do grupo PET, “como o assunto despertou muito interesse do pessoal [alunos do Bacharelado em Química do IQSC], também abrimos para a participação de cerca de 40 alunos do curso”.

O PET

PET é a sigla para “Programa de Educação Tutorial” e seus integrantes são alunos de graduação que desenvolvem atividades extracurriculares que completem sua formação acadêmica. Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão de maneira articulada, o programa permite a formação tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo.

O Programa é vinculado ao Ministério da Educação e à Pró-Reitoria de Graduação.  No IQSC-USP o grupo existe desde 1992 e é composto de 18 membros cadastrados no MEC além do tutor.

Agende

Festival da Química: Beleza Limpa
17/06/2023 – sábado
Evento que comemora o “Dia do Químico – 18 de junho”.
Informações serão oportunamente divulgadas.