Webinar sobre poliuretanos biobaseados: polióis de origem renovável

Polímeros biobaseados, sintetizados a partir de reagentes oriundos de matéria-prima renovável correspondem a um importante objeto de estudo visando o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

A classe de poliuretanos abrange muitos polímeros presentes em diversas áreas como biomateriais, optoeletrônica e engenharia de tecidos. Essa versatilidade se dá devido às propriedades de biocompatibilidade, biodegradabilidade, boas propriedades térmicas, mecânicas e hidrofobicidade. A síntese de poliuretanos ocorre através da reação entre grupos isocianato e hidroxilas. Reagentes que contém tais grupos, mas têm estruturas química diferentes, geram materiais com diferentes propriedades.

Diversos polióis podem ser obtidos de fontes renováveis e, portanto, podem ser utilizados para a produção de poliuretanos. Os polióis renováveis podem ser classificados de acordo com sua origem, por exemplo, lignina e celulose (plataforma de lignocelulósicos), e o triglicerídeo do ácido ricinoleico, principal componente do óleo de mamona (plataforma de óleos vegetais). Destaca-se o uso de reações envolvendo o triglicerídeo do ácido ricinoleico e a celulose.

O tema será abordado por Nilson de Oliveira Brait Neto, pós-graduando do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) sob orientação do professora Dra. Elisabete Frollini, Coordenadora do Grupo de Materiais Macromoleculares e Fibras Lignocelulósicas.

Com informações de N. Brait Neto/IQSC

“Poliuretanos bio-baseados: polióis de origem renovável”
29 de julho de 2022 – 08h
Inscrição: clique aqui
Link de transmissão: clique aqui.

Foto: Canva