Professores do IQSC participam de 3º volume do livro Química Orgânica Sintética

Obra é uma sequência de volumes publicados anteriormente e traz um retrato da Síntese Orgânica do Brasil

O terceiro volume do livro Química Orgânica Sintética, produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), contou com a participação de três pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

A obra é a sequência dos outros dois volumes, publicados em 1987 e 1994. Em virtude do crescimento da pesquisa na área de Síntese Orgânica no Brasil desde a última edição do livro, o volume 3 é uma nova edição muito expandida. Com 700 páginas, conta com 60 capítulos de autoria de pesquisadores de todo Brasil. O projeto resgata os dois volumes anteriormente editados, preservando a memória do desenvolvimento da Síntese Orgânica brasileira. Para acessar as edições anteriores, basta fazer o download dos respectivos PDFs no site da SBQ.

O volume 3 é um retrato fiel do estágio atual da Síntese Orgânica do Brasil. São incluídas na obra contribuições dos professores do IQSC Roberto G. S. Berlinck, André L. M. Porto e Antonio Carlos Bender Burtoloso.

Berlinck é um dos autores do primeiro capítulo, que trata da síntese total de produtos naturais no país por grupos brasileiros e discorre sobre os estudos realizados na área, apresentando os principais destaques de contribuições de químicos orgânicos de síntese do Brasil.

O capítulo de autoria do professor André L. M.Porto e colaboradores aborda métodos de biocatálise em síntese orgânica e metodologias sustentáveis que utilizam enzimas de microrganismos. O capítulo apresenta resultados, avanços e as principais contribuições das metodologias biocatalíticas desenvolvidas pelo grupo do docente.

O capítulo de autoria do Professor Antonio C. B. Burtoloso trata da trajetória de 10 anos de métodos de síntese que fazem uso de diazocetonas insaturadas. Relata também a síntese de produtos naturais, os alcaloides pumiliotoxinas e seus congêneres, que motivou a investigação da química presente na área e de suas demais aplicações.

Para conferir a obra na íntegra, acesse-a gratuitamente no site da E-Papers.