Pós-Graduação em Química do IQSC mantém nível máximo em avaliação da CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou recentemente a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) do Brasil. Um seleto grupo dentro dos 4.516 programas avaliados pela Instituição, no período de 2017 a 2020, recebeu a nota máxima 7, equivalente aos padrões internacionais de excelência. Um dos presentes na nobre lista é o Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, que manteve a nota obtida na última avaliação da CAPES, publicada em 2017.

“Esse resultado é fruto de décadas de dedicação e trabalho, que consolidaram a tradição do IQSC ao longo dos anos. Mesmo com diversos obstáculos, como a descontinuidade de financiamentos em razão de algumas situações adversas no País, conseguimos manter nossa excelência e ficamos felizes em sermos reconhecidos com a nota máxima. É hora de agradecer principalmente aos alunos, que são os que desenvolvem os trabalhos, aos orientadores, aos servidores técnico-administrativos e a todos que contribuíram no passado para tornar nosso Programa uma referência”, diz Hamilton Varela, diretor do IQSC.

Iniciada em 1976, a avaliação da pós-graduação realizada pela CAPES é um instrumento fundamental do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e os resultados divulgados no levantamento podem ser aproveitados para diferentes finalidades. Podemos citar, por exemplo, a possibilidade dos estudantes escolherem seus futuros cursos baseados nas notas atribuídas aos programas ou então das agências de fomento nacionais e internacionais orientarem suas políticas de investimentos de acordo com a avaliação.

Os estudos e indicadores produzidos pela análise também atuam para estimular políticas governamentais de apoio e crescimento da pós-graduação, além de estabelecer uma agenda para diminuir desigualdades entre regiões do Brasil ou no âmbito das áreas do conhecimento. As análises da avaliação quadrienal são realizadas por comissões especializadas e pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Os critérios de avaliação envolvem: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.

Qualidade reconhecida – As atividades do Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC tiveram início em 1971, com o mestrado em físico-química, estendendo-se ao doutorado na mesma área em 1976, época em que os cursos ainda eram oferecidos pelo então Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC).

No final da década, a infraestrutura de ensino e pesquisa em química começou a ser transferida da Casa D’Itália (atual CDCC) para um novo edifício construído dentro do Campus da USP, hoje denominado Q1. Ao longo de sua trajetória, o Programa já formou mais de 2.200 alunos, entre Mestres e Doutores, com diversos trabalhos publicados em revistas de renome internacional. Coordenado atualmente pelo professor Éder Tadeu Gomes Cavalheiro, com vice-coordenação do professor Artur Motheo, o Programa possui três áreas de concentração: Físico-Química, Química Analítica e Inorgânica e Química Orgânica e Biológica.

A Comissão de Pós-Graduação (CPG) do IQSC cumprimenta os professores Roberto Berlinck e Elisabete Frollini, responsáveis pela elaboração do relatório do período de 2017 a 2020, cuja apresentação adequada foi essencial para a nova avaliação da CAPES. A CPG também ressalta a dedicação da equipe do Serviço de Pós-Graduação, formada pelas servidoras Gislei Oliveira, Andreia Moraes e Daniele Paiutta, que se empenharam na coleta, organização de dados e preenchimento da Plataforma Sucupira.

* Esclarecemos que a divulgação do resultado da avaliação foi feita dia 2 de setembro, ficando restrita a coordenadores e Pró-reitores, em função de demanda judicial que regulou a divulgação dos resultados, conforme Of. Circ. CAPES 09/22 GAB/PR.

A liberação das informações se deu apenas na última segunda-feira, dia 12, por meio do Of. Circ. nº 51/2022-DAV/CAPES, que informa sobre a homologação, pela justiça federal, do acordo firmado entre a CAPES e Ministério Público.

Por Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP

Fotos: Henrique Fontes – IQSC/USP