USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Pesquisa: baterias mais eficientes

Estudo adicionou um cristal líquido iônico a solvente usado como eletrólito, tornando composto mais estável quimicamente (imagem: CINE/divulgação)

Um dos elementos de uma bateria é o eletrólito, que transporta os íons elétricos entre as placas positivas e negativas de uma bateria, quando esta está sendo carregada ou descarregada.

Um dos desafios para aumentar a capacidade de armazenamento de uma bateria é produzir um eletrólito que seja um bom condutor e tenha maior estabilidade, importante para evitar a formação de compostos que podem danificar outros componentes e inutilizar uma bateria.

O pesquisador do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), Tuanan da Costa Lourenço, desenvolve trabalho nesta direção e junto com outros pesquisadores, publicou o artigo Tuning aprotic solvent properties with long alkyl chain ionic liquid for lithium-based electrolytes na revista científica Journal of Materials Chemistry A.

Tuanan da Costa Lourenço – Foto: Reprodução/Fapesp

Tuanan é pós-doutorando na instituição sob supervisão do professor Dr. Juarez Lopes Ferreira da Silva, investigador principal da Divisão 4 – Ciência Computacional de Materiais e Química (CMSC) do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) e líder do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano) do IQSC-USP.

Saiba mais: clique aqui

Com informações da Agência Fapesp

Notícia cadastrada por Sandra Zambon