USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Livro recém publicado tem participação de pesquisadores do IQSC

O livro Nanotecnologia Aplicada a Polímeros, recém publicado em formato aberto e gratuito, “é composto por 15 capítulos redigidos por mais de 60 autores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil, especialistas nos tópicos abordados, os quais apresentam uma visão recente dos aspectos básicos e fundamentais da nanotecnologia aplicada a materiais poliméricos”, segundo os organizadores.

Livro de acesso aberto e gratuito. Capa: Blucher

O capítulo 3 – “Biopolímeros, Processamento e Aplicações” foi escrito pelos pesquisadores do IQSC-USP: Filipe Habitzreuter, Amanda Grizzo Gabriel, Leonardo Henrique Semensato, Sergio Paulo Campana Filho e por Danilo Martins dos Santos que concluiu o doutorado no IQSC-USP e desenvolve o pós-doutorado junto à EMBRAPA-Instrumentação. Nele, “são abordados os biopolímeros sob a óptica da nanociência. Dentro dessa classe de materiais é dada ênfase especial às nanofibras, membranas, hidrogéis e whiskers. Aqui devo ressaltar a abordagem da impressão 3D usando biopolímeros para produzir artefatos biocompatíveis, como scaffolds por exemplo. Também aborda as nanofibras de biopolímeros obtidas por eletrofiação, que serão mais bem descritas no Capítulo 6, e os whiskers usados como nanoreforço para polímeros”, nas palavras do Prof. Marco-Aurelio De Paoli, Presidente da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol), que escreve o prefácio da edição.

O capítulo 11 – “Deposição de filmes finos por técnicas roll-to-roll” foi escrito por Giovana Rosso Cagnani (pós-doutoranda do IQSC-USP) e Leonardo Dias Cagnani. Segundo os autores, a técnica empregada, também conhecia como rolo-a-rolo (R2R), permite que os materiais sejam processados em solução e com alta velocidade, “o que aumenta a possibilidade de inserção em diferentes áreas tecnológicas, como: eletrôni-caorgânica, biomateriais, sensores, fotônica, materiais nanoestruturados, entre ou¬tros.” Os pesquisadores também destacam a versatilidade de aplicação desta tecnologia: “recentemente, o processo de impressão por rolos foi amplamente estudado para a produção de células solares orgânicas nas quais são depositados filmes finos dos mais diversos materiais, dentre eles polímeros semicondutores, nanofios de prata, grafeno e compostos inorgânicos.”

A publicação foi apoiada pela Fapesp e tem 614 páginas.

por Sandra Zambon/Comunicação IQSC

Notícia cadastrada por Sandra Zambon