IQSC realiza colação de grau: 29 de julho de 2022

A cerimônia de colação de grau dos novos profissionais da Química, formados pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), acontece nesta sexta-feira, 29 de julho de 2022, às 15 horas, no Anfiteatro de Convenções “Luiz Gastão de Castro Lima” (EESC-USP). Seguindo as diretrizes para atividades presenciais na Universidade, o uso de máscara adequada permanece obrigatório.

O Vice-Diretor do Instituto, professor Carlos Alberto Montanari, presidirá a mesa de honra, que contará também com a presença do Presidente da Comissão de Graduação, professor Júlio César Borges; do Coordenador do curso de Bacharelado em Química, professor Roberto Luiz Andrade Haiduke; do Vice-Chefe do Departamento de Química e Física Molecular, professor Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza e da Vice-Chefe do Departamento de Físico-Química, professora Carla Cristina Schmitt Cavalheiro.

Esta é a 89ª turma de formandos do curso de Bacharelado em Química:

Charles Leonardo Fernandes Pedrosa
Davi dos Santos Miquelin
Emanuele Cristina Ometto
Gabriela de Morais
Heitor Strozi
Henrique Ignacio do Amaral
Henrique Meisegeier Larine
João Victor Frank Lemos
João Vitor de Arruda Silva
Leandro Rafael Panhan
Letícia Soares
Luis Felipe Amaro Caldana
Luis Felipe Ono
Paulo Henrique de Lima Rissi
Rodrigo Suarez Barboza Nogueira da Silva

Desde 1976 e incluindo os concluintes desta turma, o Instituto de Química de São Carlos da USP formou 1280 profissionais aptos ao exercício profissional dentro das respectivas habilitações de formação: Fundamental ou Tecnológica – ênfases: Ambiental, Alimentos, Gestão da Qualidade e Materiais.

Melhor aluno(a)

Durante a cerimônia será entregue o prêmio Lavoisier ao(à) aluno(a) que mais se destacou durante o curso. O nome, porém, será revelado durante a cerimônia.

O prêmio é concedido pelo Conselho Regional de Química – IV região, por indicação da instituição de ensino e é representado por um diploma de honra ao mérito e uma medalha.

O Químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) é autor do chamado Tratado Elementar de Química (1789), que apresentou pela primeira vez a nomenclatura moderna para a química. “A obra é considerada um divisor de águas entre química e alquimia, abrindo caminho para que passasse a ser tratada e estudada como uma ciência e não mais como prática obscura”, informa o CRQ.  Por esse motivo, Lavoisier é considerado o fundador da Química Moderna.

Homenagens

Durante a cerimônia, também serão homenageadas algumas personalidades escolhidas pelos formandos:

Patronesse: professora Eny Maria Vieira
Paraninfo: professor Stanislau Bogusz Junior