“Festival da Química” comemora o Dia do Químico

No último sábado (11/6), integrantes do Programa de Educação Tutorial (Grupo PET-Química) do Instituto de Química de São Carlos da USP, estiveram na Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado) no centro de São Carlos-SP, para realizar um evento especial. “O evento … faz parte do projeto Festival da Química, o qual acontece todos os anos em comemoração ao Dia do Químico”, informa o professor Danilo Manzani, tutor do Grupo.

Evento que comemora o Dia do Químico (18/6) foca no perigo de misturar produtos de limpeza. Fotos: PET-Química/IQSC

O objetivo do projeto é disseminar de forma didática, prática e simples, conhecimentos químicos relacionados a situações da vida cotidiana, aproximando o saber universitário da população em geral.

O assunto a ser abordado no evento é definido em Encontro dos Grupos PET-Química do Estado de São Paulo (EPQuiSP), que tem como tema “As contribuições da Química para a sociedade” e promove parcerias efetivas entre seis Grupos PET-Química na realização de projetos: USP (São Carlos e Ribeirão Preto); UFSCar (São Carlos e Araras) e UNESP (Araraquara e São José do Rio Preto).

Considerando a crescente disseminação de fake news nos meios virtuais, o Festival da Química deste ano focou no perigo das misturas de produtos de limpeza. Foram quatro horas de apresentação, onde os alunos de graduação do IQSC-USP realizaram quatro experimentos e explicaram a Ciência envolvida no processo. Um deles mostrava que “a mistura de desinfetante colorido com água sanitária gera a mudança de cor do desinfetante devido à produção de cloro amina, que é extremamente tóxico”, explicou Lucas Pavanelli. “Mas a apresentação não ficou apenas para os adultos; foi reservada uma área para as crianças, onde elas poderiam fazer seu próprio slime e se divertir enquanto se aproximavam um pouco mais da química”, complementou.

O evento também contou com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do IQSC-USP.

Da esquerda para a direita: Lucas Pavanelli, Beatriz Tavolani Marin, Felipe Rampani, Maria Clara Felipe, Ana Carolina Gava, Júlia Ferreira, Aislan Leme, Oswaldo Costa Junior, Lucas Alves Barbosa, David William Santos, Barbara Bernardino. Foto: Danilo Manzani/IQSC

Dia Nacional do Químico

A data surgiu quando em 18 de junho de 1956 o então presidente Juscelino Kubitschek regulamentou o exercício profissional do químico e permitiu a criação do Conselho Federal de Química (CFQ) e dos Conselhos Regionais de Química (CRQs). “As diretrizes de atuação do CFQ incluem, além da evidente valorização e promoção da Química como vetor de desenvolvimento para o Brasil, o compromisso de garantir a oferta à sociedade de bons produtos e serviços dentro da infinidade de possibilidades oferecidas pela Química nos tempos atuais”, informa o CFQ.

por Sandra Zambon/Comunicação IQSC com informações PET-Química/IQSC

comunicacao@iqsc.usp.br