“Fala PET” – novo episódio aborda Astrobiologia e sua relação com a Química

Imagem: PET-Química/IQSC-USP

É possível a vida humana em outros planetas?
Como é possível detectar indícios de vida em outro planeta?

Além da resposta a estas duas perguntas, o quinto episódio da série “Fala PET” traz outras respostas baseadas em estudos da vida no universo e a relação da Astrobiologia com a Química.

Os convidados

Douglas Galante é pesquisador na área de astrobiologia no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM) e co-fundador do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da USP, tendo experiência no estudo dos efeitos da radiação sobre sistemas químicos e biológicos, da micro à macro escala.

Fábio Rodrigues é professor do departamento de Química Fundamental do IQ-USP e, atualmente, é pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da Universidade de São Paulo.

O episódio é apresentado pelos bolsistas do Grupo PET-Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP): Gabrielle de Oliveira Picucci Costa e Lucas Barbosa.

Grupo PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 2005 junto ao então Ministério da Educação. Na USP, também está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e no IQSC-USP, ao professor Danilo Manzani, tutor do grupo.

O PET propicia aos graduandos participantes, condições para a realização de atividades extracurriculares que completem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, o PET permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo.

Acesse o episódio através do Spotify e assista este e outros episódios no canal do PET Química IQSC no Youtube.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações do PET