USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Campanha para cadastramento de doadores de medula óssea

Uma equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto estará em São Carlos no dia 05 de julho de 2022 (terça-feira), das 9 às 14 horas, para a realização de Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea.

A campanha está sendo realizada para entrar doador para o Sr. Carlos Balieiro, mas é importante mencionar que os cadastros realizados integrarão o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e poderão ajudar outras pessoas.

Como se tornar um doador de medula

Será retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, que será analisada por exame para a determinação do tipo HLA (que identifica suas características genéticas) e depois esses dados serão incluídos no Redome. Após cruzarem dados de doadores e pacientes, sendo identificada uma possível compatibilidade, o doador é consultado para decidir quanto à doação. Antes de realizar o processo da doação, outros exames e avaliação clínica são realizados. Quem já fez o cadastro uma vez não precisa repetí-lo; neste caso, é importante manter atualizados seus dados cadastrais.

 

Aluno do IQSC-USP conta sua experiência como doador de medula

José Augusto Micheletti Burgarelli ingressou no Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP)  em 2013 e participou das tradicionais campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula realizadas pela Unidade. Anos depois, foi consultado e após exames, realizou a doação. Em entrevista realizada em 2021, ele nos contou sua experiência:

Quando e onde você fez seu cadastro como candidato a doador de medula óssea? Como foi?
Resposta

Como você foi contatado e como se sentiu?
Resposta

O(A) receptor(a) é brasileiro(a)? Sabe se ele(a) se recuperou?
Resposta

Como você se sentiu – física e emocionalmente – após a doação? Faria novamente?
Resposta

Qual sua mensagem para quem ainda tem dúvida?
Resposta

 

Cadastramento de Doadores de Medula
05 de julho de 2022 – das 09h às 14 horas
Escola de Engenharia de São Carlos – USP
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
Anfiteatro Armando Toshio Natsume
Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Contato – Biblioteca EESC: (16) 3373-8860 ou biblioteca@eesc.usp.br

por Sandra Zambon/IQSC