Webinar: Nova geração de tratamentos para doenças tropicais negligenciadas

Nesta quarta-feira, 27 de janeiro de 2021, às 16 horas, o Dr. Jadel Müller Kratz fala sobre a nova geração de tratamentos para doenças tropicais negligenciadas, em webinar aberto a todos os interessados.

O convidado é Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na DNDi América Latina. A sigla corresponde a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi sigla em inglês de Drugs for Neglected Diseases initiative), uma organização sem fins lucrativos de Pesquisa e Desenvolvimento que desenvolve tratamentos para pessoas afetadas por doenças negligenciadas.

“Vislumbrando acabar com a negligência para atingir objetivos de desenvolvimento sustentável, a WHO [Organização Mundial da Saúde] estabeleceu um novo roteiro para doenças tropicais negligenciadas para o período 2021-2030”, informa o convidado. Sobre o assunto, esclarece: “embora seja um documento estratégico de alto nível que visa a oferecer e fortalecer ações programáticas para enfrentar as NTDs [sigla de doenças tropicais negligenciadas, em inglês], o novo roteiro estabelece-se por sua natureza intersetorial com intervenções integradas, investimento inteligente e o envolvimento da comunidade para fortalecer e manter os sistemas de saúde”. O pesquisador ressalta que “novos tratamentos factíveis para NTDs constituem um importante desafio a enfrentar e assim aprumar uma estrada ainda flexuosa”.

O evento on-line comemora o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (30 de janeiro), é coordenado pelos Professores Danilo Manzani e Fábio Henrique Barros de Lima, organizadores do Ciclo de palestras Química às 16h e conta com a colaboração e participação do Professor Carlos Alberto Montanari do Grupo de Química Medicinal e Biológica (NequiMed) do IQSC  que desenvolve pesquisa sobre a Doença de Chagas, endêmica em 21 países da América Latina com cerca de 7 milhões de pessoas contaminadas em todo o mundo e calcula-se que 70 milhões de pessoas estejam em risco de contrair a doença, segundo dados do DNDi.

Saiba mais sobre ao assunto acessando entrevista com o professor Carlos Montanari, disponível  no site do IQSC.

O webinar será transmitido pelo canal do IQSC no Youtube

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos

texto: Sandra Zambon/Assessoria de Imprensa do IQSC
comunicacao@iqsc.usp.br