USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Projeto de teste rápido para detectar doenças negligenciadas vence competição de ideias inovadoras

Georges Khouri foi orientado pelo professor Emanuel Carrilho durante seu TCC. Foto: Falling Walls Lab Brazil

O cientista Georges Khouri conquistou, na última sexta-feira (10), o primeiro lugar no Falling Walls Lab Brazil 2021, etapa brasileira da competição global que reconhece e premia ideias inovadoras que podem gerar benefícios diretos à sociedade. A proposta do pesquisador, que envolve a criação de um único teste rápido capaz de diagnosticar Chagas, Leishmaniose, Malária e infecções causadas por bactérias, começou a amadurecer durante seu trabalho de conclusão de curso, que teve a orientação do professor Emanuel Carrilho do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP e coorientação da professora Fernanda de Freitas Anibal, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde Georges se formou.  

“Durante praticamente toda minha graduação, a maioria dos professores sempre focou em estimular os alunos a seguirem carreira acadêmica, ou seja, não éramos incentivados a optar pelo caminho do empreendedorismo. Mas quando comecei meu TCC com o professor Emanuel e a professora Fernanda, isso mudou, pois eles foram os que mais me apoiaram a abrir uma empresa a partir da ideia que estávamos implementando no teste rápido. Isso foi muito importante para mim, pois é algo que sempre sonhei”, conta o pesquisador, que hoje é mestrando da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pretende, em breve, abrir uma startup

O projeto do cientista busca a criação de um dispositivo que barateie e acelere, principalmente, o diagnóstico de Chagas, Leishmaniose e Malária, três doenças consideradas negligenciadas. A ideia com o desenvolvimento de uma única plataforma capaz de detectar as três patologias é evitar diagnósticos imprecisos e, consequentemente, a ingestão desnecessária de medicamentos, especialmente em regiões menos desenvolvidas, que não dispõem de uma ampla rede de saúde, como o Norte e Nordeste do país, bem como os continentes africano e asiático. Além disso, o pesquisador explica que unir diferentes testes em apenas um produto facilita a logística de transporte dos equipamentos.  

Cientista quer desenvolver um teste rápido para detectar diferentes tipos de doenças. Foto: Georges Khouri

“Atualmente, há muita dificuldade em garantir o diagnóstico correto de algumas doenças, principalmente porque muitas vezes os sintomas são subjetivos, como febre e dores de cabeça, o que leva, por vezes, ao diagnóstico equivocado de muitos pacientes. Vimos isso acontecer recentemente no caso do novo coronavírus”, destacou Georges. Durante o TCC, que foi defendido em 2019, o especialista finalizou uma das etapas de desenvolvimento da tecnologia, a qual permitiu a detecção da Leishmaniose. O objetivo é que, no futuro, o diagnóstico das demais doenças seja incorporado ao dispositivo.

Sobre a competição – O Falling Walls Lab Brazil é um evento promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo desde 2013. Em 2021, a etapa brasileira elegeu as ideias mais transformadoras dentre 56 propostas inscritas por jovens pesquisadores, dos quais apenas 15 foram selecionados para a final. Cada candidato teve três minutos para apresentar em um vídeo em inglês a relevância e o poder transformador de sua ideia. Em seguida, ao vivo e on-line, os candidatos esclareceram dúvidas de um júri composto por especialistas da academia, imprensa, do empresariado e do ecossistema de inovação. 

Competição premia as ideias mais inovadoras de futuros empreendedores do Brasil. Foto: Falling Walls Lab Brazil

Com o primeiro lugar da competição, Georges conquistou o direito de representar o Brasil na etapa mundial da disputa, que ocorrerá no dia 7 de novembro, em Berlim, com outros 100 concorrentes de diversos países. O vencedor receberá o título Breakthrough Winner of the Year, na categoria Emerging Talents. O pesquisador brasileiro também recebeu como premiação uma ajuda de custo no valor de 500 euros da Euraxess Brasil para visitar um Instituto de pesquisa na Europa de sua preferência.

Acesse o link e confira como foi a grande final da etapa brasileira da competição realizada na última sexta feira.

 

Por Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP

 

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do IQSC/USP
E-mail: jornalismo@iqsc.usp.br
Telefone: (16) 9 9727-2257 – Whatsapp exclusivo para atendimento à imprensa, com Henrique Fontes