Nanoceluloses: livros recém publicados abordam aspectos importantes para a bioeconomia circular

Imagens: E. Frollini

A bioeconomia circular envolve a produção e conversão de recursos biológicos renováveis e respectivos resíduos, em bens com maior valor agregado, seguindo procedimentos em consonância com um desenvolvimento ambiental e econômico sustentáveis.

A biomassa lignocelulósica, como bagaço de cana de açúcar, fibras de sisal, de coco, além de inúmeras outras, pode ter um papel fundamental na evolução que se almeja à bioeconomia circular mundial. Neste contexto, destaca-se a importância dos materiais baseados em nanoceluloses. Inúmeros estudos têm sido reportados sobre nanocristais de celulose nas últimas décadas e, mais recentemente, sobre nanofibrilas de celulose.

A professora Elisabete Frollini, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), juntamente com outros dois pesquisadores do Reino Unido – Vijay Kumar Thakur e Janet Scott – reuniu resultados das pesquisas na área em um livro com dois volumes, recém publicados pela Royal Society of Chemistry:

Cellulose Nanoparticles: Volume 1: Chemistry and Fundamentals

Cellulose Nanoparticles: Volume 2: Synthesis and Manufacturing

Os volumes abordam os processos de extração de nanoceluloses e materiais gerados, como filmes, membranas, hidrogéis, aerogéis, filmes impressos em 3D, dentre muitos outros.

A pluralidade de assuntos encontrados nos volumes 1 e 2 os torna atraentes tanto para quem está envolvido com pesquisa fundamental, assim como com inovações e aplicações que contribuam para a consolidação da bioeconomia circular.

Capas dos volumes: RSC

Com informações de E. Frollini