Conheça os contemplados como Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa – edição 2020

O Instituto de Química de São Carlos fez a entrega da edição 2020 do Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa, durante a última reunião da Congregação de 2021, realizada no dia 17 de dezembro. A cerimônia ocorreu no formato híbrido e aberto aos interessados.

Os contemplados foram:
Primeiro lugar – Prêmio: Hamilton Varela
Segundo lugar – Menção Honrosa: Fernando Mauro Lanças
Terceiro lugar – Menção Honrosa: Juarez Lopes Ferreira da Silva

Juarez Lopes Ferreira da Silva

Abrindo a cerimônia, o Diretor do IQSC, professor Emanuel Carrilho, fez um retrospecto histórico dos critérios usados para o cálculo da pontuação e da classificação obtida pelos três primeiros colocados desde 2010, revelando que tem havido aumento da pontuação obtida pelos classificados. “A produtividade em termos de qualidade e quantidade das revistas que estamos publicando tem crescido sistematicamente” enfatizou.

Os contemplados

Hamilton Varela é um dos principais pesquisadores do Grupo de Eletroquímica, é o atual Vice-Diretor do IQSC-USP. Foi contemplado com o Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa em 2010 (terceiro classificado), 2011 (primeiro) e 2018 (terceiro). Sua pontuação ao longo dessa trajetória revela crescente fator de impacto de suas publicações.

“É uma satisfação muito grande. O prêmio produtividade em pesquisa mede um dos aspectos da vida acadêmica que é o aspecto científico, o aspecto da pesquisa. Em particular, receber esse prêmio numa unidade que é reconhecida pela excelência em pesquisa é motivo de grande alegria e realização profissional”. Lembrou também da importância da colaboração dos alunos de iniciação científica, pós-graduação e pesquisadores de pós-doutorado e destacou as colaborações internacionais com a Asia, Europa, América do Norte e América do Sul: “é o trabalho de muitos, que nos cabe apenas a coordenação”.

Afirmou ainda que, apesar dos cargos administrativos, o pesquisador deve manter seu foco na carreira científica. “É muito importante não perder de vista que o nosso trabalho de fato, e o que devemos almejar na Universidade de São Paulo, é fazer boa ciência e servir a sociedade por meio da ciência e na nossa unidade em particular, que é essencialmente unidade de pesquisa avançada. Lembrou ainda que há 4 anos partilha a direção do IQSC e “ainda assim conseguimos fazer um pouco de ciência que nos leva ao reconhecimento da comunidade”.

Fernando Mauro Lanças não pode participar da cerimônia. Foto: arquivo pessoal do pesquisador

Fernando Mauro Lanças coordena o Grupo de Cromatografia do IQSC/USP e fundou o Instituto Internacional de Cromatografia.

Sobre o prêmio recebido, o pesquisador afirmou: “O reconhecimento pelo trabalho executado traz ao pesquisador a sensação do dever (bem) cumprido. Na verdade, é o reconhecimento de um trabalho iniciado há mais de 4 décadas e que envolveu a participação de muitos colaboradores, incluindo colegas, alunos atuais, ex-alunos, funcionários e muitos outros. Todos os trabalhos que levaram ao atual reconhecimento foram integralmente idealizados, executados e escritos no IQSC-USP, sem a participação de grandes laboratórios do exterior. Isto sugere que nossa visão de pesquisa não era (e continua não sendo) equivocada.”

Destacou também que “durante minha (longa) passagem pela USP, sempre opinei para que os eventos de destaque feitos por nossos docentes fossem reconhecidos em vida, e não de forma póstuma. A atual Diretoria do IQSC coaduna com esta visão, e tem implementado a ideia em vários aspectos. É um incentivo para o docente saber que está no caminho certo, o que estimula a criatividade para a busca da melhora da qualidade no futuro que se abre”.

Juarez Lopes Ferreira da Silva coordena o Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano) e lidera a divisão de Ciência Computacional de Materiais e Química do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE). Também foi contemplado com o prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa em 2017 (terceiro classificado) e em 2018 (segundo) e sua trajetória expressa um fator de impacto crescente de suas publicações.

Agradeceu a premiação e afirmou que “é um privilégio estar trabalhando numa instituição como esta, que mostra uma evolução, ao longo dos anos, crescente.”  Agradeceu também o suporte que tem recebido do Instituto, do grupo QTNano e de todos os financiadores, “porque somos apenas um instrumento que se organiza para chegar a esses resultados [de pesquisa]”, afirmou. “Então [o resultado] é fruto do esforço de todos”: institucional (USP e IQSC), do IQSC através do suporte dado aos projetos, ao Setor de Convênios e a todos os alunos de pós-doutorado, pós-graduação e iniciação científica que fazem parte desse processo.

O Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa

A métrica do prêmio é a somatória do fator de impacto das publicações nacionais e internacionais realizadas por cada pesquisador da unidade, no ano correspondente à edição do prêmio. O fator de impacto de um periódico é gerado a partir do número médio de citações que os artigos publicados naquela revista científica receberam no ano anterior; em outras palavras, quanto maior o índice de impacto, maior a relevância da publicação.

Além da placa alusiva ao primeiro colocado e diplomas de menção honrosa aos segundo e terceiro classificados, os contemplados recebem, respectivamente, R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil, do orçamento da unidade, para apoio em atividades do Grupo.

Assista a premiação no canal do IQSC no Youtube, disponível aqui.

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC